PIB

Consumo das famílias cresce 7,6% e fortalece comércio e indústria

Em relação ao mesmo período de 2019, contudo, foi registrada queda no setor, pelo terceiro trimestre seguido (-6%), influenciada pela pandemia de covid-19, que afetou o mercado de trabalho, reduziu oferta e impactou demanda de serviços

Vera Batista
postado em 03/12/2020 13:28 / atualizado em 03/12/2020 13:32
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

No terceiro trimestre do ano, a despesa de consumo das famílias teve expansão de 7,6%, apontou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (3/12), que anunciou alta de 7,7% no PIB brasileiro no terceiro trimestre do ano em relação ao período imediatamente anterior.

No entanto, quando se compara com o mesmo período de 2019, foi registrada queda no setor, pelo terceiro trimestre seguido (-6%), influenciada pela pandemia de covid-19 que, além de afetar negativamente o mercado de trabalho, provocou redução na oferta e na demanda de serviços com peso relevante no consumo das famílias.

“Os serviços caíram 9,4% no segundo trimestre e agora cresceram 6,3% no terceiro trimestre. Mas não recuperou o patamar do primeiro trimestre, porque houve uma queda tanto na oferta quanto na demanda. Mesmo tendo sido retiradas as restrições de funcionamento, as pessoas ainda ficam receosas para consumir, principalmente os serviços prestados às famílias, como alojamento, alimentação, cinemas, academias e salões de beleza. O desempenho melhorou em relação ao segundo trimestre, mas ainda não voltou aos patamares antes da pandemia”, destaca a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.

Pela ótica da despesa, o que mais pesa é o consumo das famílias (65%), que teve expansão de 7,6%, num patamar muito parecido com o do PIB, destaca Rebeca. Ela observa que o indicador havia caído 11,3% no segundo trimestre, mas, no terceiro, o consumo de bens subiu bastante — especialmente bens duráveis e bens alimentícios da cadeia agroalimentar. “O consumo de serviços teve crescimento, mas foi bem menor do que a queda anterior, pois as famílias não voltaram a consumir no patamar anterior à pandemia”, ressalta Rebeca.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação