Telecomunicações

Desafios e oportunidades da tecnologia 5G em debate no Correio Talks

Evento será transmitido pelo Correio Braziliense na quarta-feira (9/12), com a participação do presidente da Anatel, Leonardo Euler de Morais, e outras autoridades, que responderão perguntas do público

Simone Kafruni
postado em 07/12/2020 17:44 / atualizado em 08/12/2020 12:19
 (crédito: reprodução)
(crédito: reprodução)

A tecnologia 5G promete ser um catalisador para novas tecnologias e inovações, como inteligência artificial, robótica e realidade aumentada. A garantia é do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Leonardo Euler de Morais, que participará do Correio Talks sobre 5G, na próxima quarta-feira (9/12), às 15h.

Autoridades e especialistas debaterão os benefícios da nova tecnologia para a sociedade e para os negócios, e responderão às perguntas dos público inscrito. O evento será transmitido ao vivo pelo site www.correiobraziliense.com.br/correiotalks e, também, nas redes sociais do Correio Braziliense.

“Se o 4G mudou a vida das pessoas, o 5G irá remodelar a sociedade e os meios produtivos. Não se trata apenas de mais um G, mas de um guarda-chuva que envolve e potencializa várias tecnologias. Não se trata apenas de aumento de velocidade, conforme ocorreu na transição da terceira para a quarta geração”, explica o presidente da Anatel. “O 5G tem outras facetas, notadamente aquelas relacionadas à internet das coisas, tanto para aplicações massivas, o agrobusiness, por exemplo, quanto para aplicações que requerem baixa latência, sensibilidade ao atraso, como as relacionadas à indústria 4.0”, detalha.

Produtividade

Isso significa, segundo Morais, novas perspectivas em termos de educação e saúde, e em ganhos de produtividade e competitividade para os diversos setores da economia. “A Anatel atualizou os requisitos técnicos para certificação e homologação de equipamentos. De forma que as prestadoras pudessem fazer o 5G com as faixas de radiofrequência já por elas detidas. Mas esse é apenas o primeiro passo. O próximo leilão de direito de uso de radiofrequência a ser promovido pela agência, que será o maior do país, significará novas perspectivas para o 5G e por consequência para o ecossistema digital brasileiro”, acrescentou.

Além do presidente da Anatel, estarão presentes Igor Calvet, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI); Vitor Menezes, secretário-executivo do Ministério das Comunicações; e Wilson Cardoso, diretor de Soluções da Nokia para a América Latina.

Dentre algumas questões, os debatedores pretendem discutir se o espectro disponibilizado será suficiente, considerando os casos de uso da Indústria 4.0 pelo mundo e as Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs), que atendem o interior do Brasil; e quais as vantagens competitivas de infraestrutura para o lançamento do 5G.

Também está na pauta do evento uma avaliação sobre se as redes privadas são um desafio ou uma oportunidade para as operadoras estabelecidas no mercado.

Confira programação do Correio Talks 5G

15h | ABERTURA E MEDIAÇÃO
Vicente Nunes – Editor Executivo do Correio Braziliense

15h05 | O PAPEL DA INDÚSTRIA
Igor Calvet – Presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI)

15h15 | O PAPEL DO ÓRGÃO REGULADOR
Leonardo de Morais – Presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL)

15h25 | DIRETRIZES DO GOVERNO
Vitor Menezes – Secretário Executivo do Ministério das Comunicações

15h35 | CONTRIBUIÇÃO DO 5G PARA A INDÚSTRIA E SOCIEDADE
Wilson Cardoso - Diretor de Soluções da Nokia para América Latina

15h45 | MOMENTO COM PERGUNTAS DO PÚBLICO

16h30 | ENCERRAMENTO

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE