CORREIO TALKS

Leilão do 5G no Brasil deve ocorrer no primeiro semestre de 2021

Informação foi dada pelo presidente do Conselho Diretor da Anatel, Leonardo de Morais em evento digital, realizado nesta quarta-feira pelo Correio Braziliense

Correio Braziliense
postado em 09/12/2020 18:34 / atualizado em 09/12/2020 21:54
 (crédito: reprodução/internet)
(crédito: reprodução/internet)

Em 2020, o conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu a consulta pública à proposta edital do leilão do 5G. Um dos mais aguardados pelo setor, o leilão deve movimentar R$ 20 bilhões em arrecadação e investimentos. No evento digital O que o Brasil tem a ganhar com o 5G?, realizado nesta quarta-feira (9/12), pelo Correio Braziliense, o presidente do conselho diretor da Anatel, Leonardo de Morais, informou que o leilão tem previsão de ocorrer no fim do primeiro semestre de 2021.

Ainda durante o encontro on-line, Morais ressaltou a importâncica da entrada da tecnologia 5G no mercado brasileiro. “Se o 4G mudou a vida das pessoas, a chegada do 5G irá remodelar a vida da sociedade. Não se trata apenas de aumento de velocidade, mas de uma tecnologia inovadora”.

A transição para o 5G será um catalisador da inovação e de novas tecnologias habilitadoras, um novo ciclo de conectividade das coisas. “A nova tecnologia oferecida pelo 5G pode ser compreendida como o principal gateway na conexão de aparelhos. A agricultura é um exemplo onde o 5G ajudará bastante, desde o manuseio de equipamentos, clima, resultados de colheita. O agrobusiness é um solo fértil para essa nova tecnologia”, destaca Leonardo de Morais.

O presidente do conselho diretor da Anatel ressaltou também que é preciso tempo para desenvolver conceitos e a organização das redes. “Além do tempo, outro ponto importante é o uso da criatividade humana, que será uma das responsáveis para o crescimento da 5G no Brasil”.

De acordo com Leonardo de Morais, este é o edital mais complexo da história da Anatel. “Não queremos que seja apenas um edital ligado a aspectos arrecadatórios, ou só tecnológico, mas queremos oferecer muito mais resultados positivos com a expansão da infraestrutura, e oferecer uma redemocratização da rede”.

Morais explicou que o edital prevê um compromisso de investimentos como instrumento de cooperação. “Queremos atender lugares menos acessíveis, então, ao ganhar uma faixa importante, será necessário investir em faixas menos importantes também. Essa é uma forma de garantir a distribuição de tecnologia e facilitar a vida do cidadão".

Pandemia

Segundo Morais, as soluções digitais têm sido impulsionadas durante a crise da pandemia do novo coronavírus. “O home oficce mostrou que é possível ganhar produtividade, o distanciamento mostrou que as pessoas precisam se manter conectadas, os benefícios foram pagos graças ao uso de aplicativos tecnológicos.”

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE