Financiamento

Banco Central projeta crescimento de 15,6% do crédito em 2020

Projeção consta no Relatório Trimestral de Inflação e considera a alta dos financiamentos às empresas bem como a recuperação do consumo das famílias

Marina Barbosa
postado em 17/12/2020 09:44 / atualizado em 17/12/2020 09:45
 (crédito: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil)
(crédito: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil)

O Banco Central (BC) acredita que o crédito vai crescer 15,6% no Brasil neste ano. A projeção consta no Relatório Trimestral de Inflação (RTI) e é maior que o esperado anteriormente: 11,5%. Mas, segundo o BC, isso pode ser explicado pela alta dos financiamentos às empresas e, também, pela recuperação do consumo das famílias.

"A projeção de crescimento do saldo das operações de crédito do SFN [Sistema Financeiro Nacional] em 2020 foi elevada de 11,5%, no Relatório anterior, para 15,6%. O aumento decorre tanto da demanda acentuada de crédito das empresas como pela recuperação do crédito às famílias, em especial no segmento com recursos livres", diz o RTI, divulgado nesta quinta-feira (17/12).

O BC acredita que o crédito pessoa jurídica vai crescer 22,6% neste ano, ante projeção de 16,5%, já que a pandemia de covid-19 levou milhares de empresas brasileiras — inclusive as grandes companhias que, até então, estavam se financiando através do mercado de capitais — a buscar empréstimos bancários. Também contribuem com esse resultado os juros baixos e os programas emergenciais de crédito lançados pelo
governo durante a pandemia, como o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) e o Programa Emergencial de Acesso a Crédito (Peac).

No lado das famílias, o BC elevou de 7,8% para 10,4% a perspectiva de crescimento do crédito. A revisão se baseia na "rápida recuperação nas operações de cartão de crédito à vista a partir de junho, em linha com a recuperação das vendas no comércio", na "aceleração na expansão do crédito consignado, impulsionado pela elevação na margem consignável dos aposentados" e nas concessões de financiamentos imobiliários, que "seguiram surpreendendo positivamente, impulsionadas pelo cenário de taxas de juros historicamente baixas".

Já para 2021, o BC projeta um incremento de 7,8% do mercado de crédito, pois espera uma normalização das condições de oferta e demanda e, consequentemente, uma desaceleração do crédito às empresas. O número é um pouco maior que o projetado no RTI anterior: 7,3%,

A perspectiva é que, após saltar 22,6% este ano, o crédito às empresas suba 4,2% em 2021. A projeção é menor que os 5,1% projetados no RTI de setembro e considera a evolução da atividade econômica, o fim dos programas emergenciais de crédito e a volta das grandes empresas ao mercado de capitais.

Para as famílias, por sua vez, o BC elevou de 9% para 10,6% a perspectiva de crescimento do crédito em
2021, por conta da "perspectiva de demanda robusta por financiamentos imobiliários no contexto de taxas de juros ainda baixas".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação