PNAD COVID-19

Desocupação em novembro bate recorde e atinge 14 milhões de pessoas

No mês, 28,6 milhões fizeram algum teste para a Covid-19 e 22,7% do total ou 6,5 milhões testaram positivo

Vera Batista
postado em 23/12/2020 11:45 / atualizado em 23/12/2020 11:46
 (crédito: Diana Raeder/Esp. CB/D.A Press)
(crédito: Diana Raeder/Esp. CB/D.A Press)

O número de pessoas que fizeram algum teste para diagnóstico da Covid-19 até novembro foi de 28,6 milhões. Desse total, cerca de 6,5 milhões testaram positivo para doença, o que corresponde a 22,7% e 3,1% da população, apontou a Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílio (Pnad Covid19), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com outubro, mais 2,9 milhões de pessoas realizaram algum exame e 754 mil foram diagnosticadas com o novo coronavírus.

De acordo com a coordenadora da pesquisa, Maria Lucia Vieira, até novembro, 13,5% da população fizeram algum teste para diagnosticar a covid-19. "O Centro-Oeste teve a maior proporção de pessoas que testaram. A testagem também foi maior entre as pessoas declaradas brancas, de 30 a 59 anos de idade, mais escolarizadas e com maior nível de renda", detalhou ela. O Distrito Federal (25,6%) continuou na liderança, com o maior percentual de testes em novembro, seguido por Goiás (20,7%), Piauí (20,6%) e Amapá (16,9%). Os menores percentuais foram registrados no Acre (8,8%), Pernambuco (9,3%) e Alagoas (10,3%).

Sintomas de síndrome gripal voltam a subir após meses em queda

Maria Lucia também destaca que o número de pessoas com algum sintoma de síndromes gripais, que vinha caindo desde junho, apresentou um leve aumento, passando de 7,8 milhões em outubro para 8 milhões em novembro (3,8% da população). O indicador mostra, ainda, que 988 mil pessoas (ou 0,5% da população) tiveram sintomas conjugados de síndrome gripal que podiam estar associados à covid-19. Em outubro, eram 855 mil pessoas (0,4%).

"Em novembro, a busca por estabelecimentos públicos de saúde ficou estável, após queda na procura por Unidades Básicas de Saúde em outubro, enquanto nos estabelecimentos privados, houve aumento. A procura por prontos-socorros ou hospitais privados ou ligados às forças armadas, por exemplo, aumentou quase 35% de outubro (320 mil pessoas) para novembro (431 mil)", detalha a coordenadora da pesquisa.

Mais de 10 milhões não seguem o distanciamento social

O número pessoas que não tomou nenhuma medida de restrição para evitar o contágio pelo novo coronavírus cresceu 492 mil em um mês, chegando a 10,2 milhões, o que equivale a 4,8% da população do país. Do mesmo modo, o grupo que ficou rigorosamente isolado reduziu para 23,5 milhões, menos 2,8 milhões na comparação com outubro.A maior parte da população (97,9 milhões) afirmou ter reduzido o contato, mas continuou saindo de casa ou recebendo visitas, 9,7 milhões a mais na comparação com outubro. Já quem ficou em casa e só saiu em caso de necessidade somou 79,3 milhões (menos 1,4 milhão que em outubro)..

14 milhões de desocupados

A taxa de desocupação, de acordo com o IBGE, chegou a 14,2%, a maior da série histórica da pesquisa, iniciada em maio. O percentual corresponde a 14 milhões de pessoas sem trabalho no país (em outubro foram 13,8 milhões). "Esse aumento da população desocupada ocorreu, principalmente, na região Nordeste. Nas demais regiões ficou estável, sendo que no Sul houve queda na desocupação", disse Maria Lucia. Desde maio, esse contingente aumentou 38,6%. Mas a população ocupada também aumentou, aponta.

Subiu para 84,7 milhões, alta de 0,6% em relação a outubro (84,1 milhões), e, pela primeira vez desde o início da pesquisa, a população ocupada foi superior a de maio (84,4 milhões). O nível de ocupação ficou em 49,6%, ou seja, menos da metade da população em idade para trabalhar estava ocupada, informou o IBGE. Com isso, houve aumento na força de trabalho, que corresponde à soma da população ocupada e a desocupada (98,7 milhões de pessoas). A população fora da força reduziu para 72,0 milhões.

"A população ocupada se aproximou do patamar de março, apesar da taxa de desocupação maior. Isso porque temos mais pessoas pressionando o mercado de trabalho em busca de uma ocupação. Esses números refletem a flexibilização das medidas de distanciamento social, com mais pessoas mês a mês deixando de estar fora da força de trabalho", afirmou Maria Lucia. Em novembro, a taxa de informalidade não se alterou em relação ao mês anterior. Ficou em 34,5%, o que corresponde a 29,2 milhões de pessoas. Norte e a Nordeste seguem com as maiores taxas de informalidade, 49,6% e 45,2%, respectivamente.

Houve redução de 853 mil pessoas no contingente daqueles que gostariam de trabalhar e não procuraram trabalho devido à pandemia ou por falta de vaga na localidade em que vivem (13,6 milhões). Dos 84,7 milhões de ocupados, 2,1 milhões ainda estavam afastadas do trabalho em novembro. Esse é o menor contingente da série. Em maio, 15,7 milhões estavam afastadas do trabalho por esse motivo. Já o total dos que estavam em trabalho remoto também caiu, para 7,3 milhões. "O indicador está em queda mais acentuada desde setembro, acumulando uma redução de 15,8% no número de pessoas em trabalho remoto desde maio", contou Maria Lucia.

Menos pessoas estão recebendo o auxílio emergencial

A pesquisa do IBGE aponta que em 41% domicílios ao menos um morador recebeu algum auxílio do governo para enfrentar a pandemia em novembro. No mês anterior, esse percentual foi de 42,2%. Foram atendidos cerca de 28,1 milhões de domicílios em novembro frente aos 29 milhões de outubro. O valor médio do benefício recebido pela população foi de R$ 558 por domicílio. As regiões com pessoas recebendo auxílio continuaram sendo Norte (57%) e Nordeste (55,3%). Entre os estados, o Amapá (70,1%) teve a maior proporção, seguido do Pará (61,1%) e Maranhão (60,2%). Entre os auxílios estão o emergencial, para trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados, e o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda.

11,7% dos estudantes não tiveram atividades escolares em novembro

Dos 46,3 milhões de estudantes, de 6 a 29 anos, matriculados em escolas e universidades, 5,3 milhões (11,7%) não tiveram atividade escolar. A maioria, 39,5 milhões (87,5%), teve alguma tarefa ao menos uma vez na semana. Já o restante estava de férias (0,8%). Entre os que tiveram atividades, mas não cumpriram as tarefas, 204 mil (28%) alegaram falta de acesso à internet ou qualidade insuficiente, 169 mil (23,2%) não conseguiram se concentrar e 154 mil (21,2%) não tinham computador, tablet e celular para acompanhar o conteúdo. No Norte, 25,3% das crianças, adolescentes e jovens que frequentavam escola estavam sem acesso às atividades escolares, seguido do Nordeste (17,1%). Sul (3,7%), Sudeste (7,9%) e Centro-Oeste (6%). Na rede pública de ensino da Bahia, 38,2% dos alunos não tiveram tarefas, o maior percentual no país.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação