EXECUTIVO

"Paulo Guedes é uma âncora para o nosso governo", diz Bolsonaro

O mandatário alegou ainda que Guedes precisa demonstrar ao mercado que possui responsabilidade fiscal e que seu governo está em regime de quase "austeridade absoluta"

Ingrid Soares
postado em 24/02/2021 20:50

O presidente Jair Bolsonaro voltou a fazer elogios ao ministro da Economia, Paulo Guedes, nesta quarta-feira (24/2). O chefe do Executivo afirmou que o “Posto Ipiranga” é uma âncora para o governo e que, sim, “possui coração”. A declaração ocorreu no Palácio do Planalto, durante a posse de Onyx Lorenzoni como novo ministro da Secretária-Geral da Presidência da República e de João Roma como ministro da Cidadania. Na mesma solenidade, ocorreu a sanção da Lei da Independência do Banco Central.

“O nosso ministro da Economia tem coração, pode ter certeza disso. Me permite, Paulo Guedes, falar um pouco de economia. A gente diz que não sabe, não entende, mas eu acho que pelo menos as quatro operações a gente faz. Assim eu sou perto do Paulo Guedes. Não ouso falar em integral ou qualquer outra equação matemática, mas o Paulo Guedes é uma âncora para o nosso governo”, apontou.

O mandatário alegou ainda que Guedes precisa demonstrar ao mercado que possui responsabilidade fiscal e que seu governo está em regime de quase “austeridade absoluta”. “Logicamente, passamos de governos que gastavam muito, que não tinham muita responsabilidade com o seu dinheiro e nós passamos para quase uma austeridade absoluta. Logicamente que, aos poucos, nós vamos nos adequando. Nós precisamos um do outro. Ele precisa demonstrar para o mercado e para a população que tem responsabilidade fiscal”, concluiu.

Ontem, na tentativa de acalmar o mercado financeiro após intervenção na Petrobras, o presidente Jair Bolsonaro fez afagos a Guedes e disse que ele é um dos homens mais importantes nas lutas do governo federal. O chefe do Executivo relatou ainda que, por ser o cuidador das finanças, Guedes ‘tem amigos e opositores, mas a todos tratou com muita galhardia’. O ministro não concede entrevistas à imprensa desde o anúncio da troca da presidência da Petrobras.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação