ECONOMIA

Investidores cobram explicações de informação privilegiada na Petrobras

É preciso esclarecer, por exemplo, se a informação privilegiada partiu de alguém que estava dentro ou fora da sala onde Bolsonaro se reunia com os subordinados

Vera Batista
postado em 04/03/2021 06:00
 (crédito: Mauro Pimentel/AFP)
(crédito: Mauro Pimentel/AFP)

Após a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abrir investigação para apurar suspeita de informação privilegiada na demissão do presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, que beneficiou especuladores com lucros de R$ 18 milhões, a questão que preocupa o mercado é a origem do vazamento. Na reunião em que foi decidida a defenestração do principal executivo da petroleira, havia apenas autoridades próximas ao presidente Jair Bolsonaro. Há uma pressão dos investidores para que sejam citados nomes, e os culpados, punidos.

É preciso esclarecer, por exemplo, se a informação privilegiada partiu de alguém que estava dentro ou fora da sala onde Bolsonaro se reunia com os subordinados; se foi intencional ou apenas um comentário com um amigo esperto; se partiu dos próprios ministros ou de seus assessores. “Nesse momento, com certeza, a CVM já tem nome e CPF de quem cometeu o crime. Lógico que não vai ser divulgado agora, porque isso só é feito no final das investigações. Pela importância do fato, a impressão é de que não vazou das autoridades, mas não deixa de ser responsabilidade delas, porque não tomaram o devido cuidado. Só não se sabe se há interesse em se chegar mesmo a esse nome”, disse Cesar Bergo, sócio-investidor do Corretora OpenInvest.

O problema, na análise de Bergo, é delicado. “Já atuei nesse tipo de investigação. É muito complexo. Qualquer comentário em tom de voz mais alto, o pessoal do corredor, que não é surdo, pode reproduzir em cascata. Mas também é possível que a CVM, o Ministério Público e a polícia descubram esse elo. Para o bem do mercado de capitais, é importante que tudo seja resolvido”, advertiu o economista.

Na reunião do dia 18 de fevereiro, estavam presentes com o presidente Jair Bolsonaro os ministros Braga Netto, da Casa Civil; Paulo Guedes, da Economia; Tarcísio Gomes de Freitas, da Infraestrutura; Bento Albuquerque, de Minas e Energia; Luiz Eduardo Ramos, Secretaria de Governo; e Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Todos negaram que tenha sido responsáveis pelo vazamento.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação