A rede supermercadista Carrefour Brasil anunciou, nesta quarta-feira (24/3), um acordo para a aquisição do Grupo Big (ex-Walmart Brasil) por R$ 7,5 bilhões. O objetivo é ampliar a participação da rede em regiões como Nordeste e Sul do país, onde ainda tem penetração limitada, incorporando as marcas do Big, como Super Bompreço, Maxxi Atacado, Walmart e Sam's Club.
A operação será feita por meio de pagamento de R$ 5,25 bilhões em dinheiro, equivalente a 70%, ao fundo de private equity Advent International e ao Walmart, atuais controladores, e a incorporação dos 30% restantes em ações, com emissão de novos papéis pela subsidiária do grupo francês. Juntos, Walmart e Advent terão 5,6% da empresa. Com o anúncio, as ações do Carrefour lideram a alta da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), com uma valorização de mais de 15% até as 12h30.
Para Abilio Diniz, presidente do Conselho de Administração da Península Participações, esse é um dos movimentos mais importantes na história do mercado brasileiro, nas mais de seis décadas em que atua no varejo. “Já era fã do Carrefour desde que era seu concorrente, e a aquisição do Big permitirá à companhia oferecer mais serviços de qualidade em mais regiões do país num momento de profunda transformação do setor, que abre muitas oportunidades. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa história e contribuir, como conselheiro e acionista relevante, para o crescimento do Carrefour no Brasil.”
Nas mãos da gestora de fundos de private equity Advent, o Grupo Big teve grande valorização. O valor de mercado saltou de R$ 2 bilhões para R$ 7,5 bilhões. A Advent assumiu o Walmart Brasil em agosto de 2018, sem desembolsar nada, mas com o compromisso de investir R$ 2 bilhões até 2021. Até agora, o fundo aportou R$ 1,6 bilhão para ter 80% do negócio. Após uma conversão de dívida, o Walmart ficou com 26% e a Advent com 74% do grupo.
Aprovação
A transação ainda depende de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o que, segundo espera o Carrefour Brasil, deve ocorrer em 2022. O potencial do negócio é gerar sinergias de R$ 1,7 bilhão ao Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da companhia após três anos da conclusão da operação.
“A aquisição do Grupo Big expandirá a presença do Carrefour Brasil em regiões onde tem penetração limitada, como o Nordeste e Sul do País, e que oferecem forte potencial de crescimento. A rede de lojas do Grupo Big, portanto, apresenta forte complementaridade geográfica”, diz a companhia, em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
O Grupo Big detém ativo imobiliário de 181 lojas (47% do total) e 38 propriedades adicionais, totalizando aproximadamente R$ 7 bilhões de valor imobiliário, de acordo com uma análise independente. O Carrefour Brasil planeja converter as unidades Maxxi em Atacadão e parte das lojas Big e Big Bompreço para Atacadão ou Sam's Club. As demais lojas serão convertidas para a bandeira de hipermercado Carrefour.
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