Energia solar

Brasil entra para grupo de países com 10 GW operacionais de energia solar

Dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) indicam recorde de potência da fonte solar fotovoltaica

Luíza Victorino*
postado em 23/08/2021 16:52 / atualizado em 23/08/2021 16:53
 (crédito: Brasal/Divulgação)
(crédito: Brasal/Divulgação)

A energia solar em usinas de grande porte e em pequenos e médios sistemas instalados em telhados, fachadas e terrenos chegou a 10GW operacionais. É o que afirma, em comunicado, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Para se ter ideia do papel estratégico do setor no suprimento de eletricidade, sistemas fotovoltaicos representam mais de 70% da potência da usina elétrica de Itaipu, segunda maior do mundo e maior da América Latina.

Desde 2012, a energia solar atraiu R$ 52,7 bilhões em novos investimentos, gerou 300 mil empregos e evitou a emissão de 10,7 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade, e tudo isso sendo a fonte de energia renovável mais barata do país. Segundo o CEO da Absolar, Rodrigo Sauaia, “as usinas solares de grande porte geram eletricidade a preços até 10 vezes menores do que as termelétricas fósseis emergenciais ou que a energia elétrica importada de países vizinhos, atualmente, duas das principais responsáveis pelo aumento tarifário sobre os consumidores”.

O Brasil possui 3,5 GW de potência instalada em usinas solares fotovoltaicas, o equivalente a 1,9% da matriz elétrica do país, e recentemente ultrapassou a potência instalada de termelétricas movidas a petróleo e outros fósseis. Atualmente, as usinas solares de grande porte são a sétima maior fonte de geração do país.

*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação