Dinheiro

Liberada consulta para o último lote do IR; saiba se caiu na malha fina

O quinto e último lote da restituição será pago em 30 de setembro para as chamadas análises residuais, para os que regularizaram pendências dos anos anteriores

Correio Braziliense
postado em 23/09/2021 10:17 / atualizado em 23/09/2021 10:24
Pagamento será feito na conta indicada na declaração, mas, em caso de inconsistência, contribuinte pode retirá-lo no Banco do Brasil -  (crédito: Pixabay/ Reprodução)
Pagamento será feito na conta indicada na declaração, mas, em caso de inconsistência, contribuinte pode retirá-lo no Banco do Brasil - (crédito: Pixabay/ Reprodução)

A Receita Federal liberou nesta quinta-feira (23/9) às 10h a consulta aos nomes dos contribuintes contemplados pelo 5º lote da restituição do Imposto de Renda. Os pagamentos serão feitos em 30 de setembro e contemplam quem enviou a declaração de 2020 e ainda não recebeu o dinheiro. Também estão incluídas no último lote, as chamadas restituições residuais, de contribuintes que prestaram esclarecimentos com o Leão sobre problemas nos exercícios anteriores.

Para consultar se teve a declaração liberada ou se acabou na malha fina, o contribuinte tem algumas opções de atendimento on-line oferecidos pela Receita Federal. O primeiro caminho é o serviço e-CAC, disponível na página da Receita. Por lá, é possível consultar o extrato do IR e possíveis pendências e não é preciso certificado digital.

O Leão disponibiliza também um aplicativo para quem queira acessar por smartphones e tablets. Ele pode ser baixado diretamente das lojas dos sistemas Android e IOS. Esta modalidade dá acesso direto à base de dados da Receita e permite que sejam verificadas eventuais restrições, além da situação cadastral do CPF. Por último, também é possível verificar se há problemas com a conta bancária informada para o depósito do dinheiro, que fica disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação