Educação financeira nas escolas

Campos Neto: "Temos a missão de fomentar o bem-estar econômico da sociedade"

Presidente do Banco Central disse, nesta quarta-feira (10/11), durante a abertura do Programa Aprender Valor, que a missão da autarquia foi ampliada para zelar por um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo

Fernanda Strickland
postado em 10/11/2021 15:41
 (crédito: youtube/reprodução-aprender valor)
(crédito: youtube/reprodução-aprender valor)

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse que a autarquia tem a missão de fomentar o bem-estar econômico da sociedade. Ele participou da abertura do Aprender Valor nesta quarta-feira (10/11), programa que leva educação financeira às escolas. 

"A missão do Banco Central foi ampliada recentemente. Agora, além de garantir a estabilidade do poder de compra da nossa moeda e de zelar por um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo, temos a missão de fomentar o bem-estar econômico da sociedade", afirmou.

Segundo Campos Neto, a educação financeira tem um papel fundamental no cumprimento desta missão. "Ter conhecimento, planejar, refletir para empregar recursos financeiros com consciência e autonomia constituem o elemento chave para a tomada de decisões bem embasadas, que resultem em uma vida financeira saudável para o indivíduo e sua família. E, assim de maneira coletiva, teremos uma sociedade financeiramente mais equilibrada", completou.

O programa integra, de forma lúdica e prática, a educação financeira à matemática, à língua portuguesa e às ciências humanas. "O Aprender Valor conta hoje com mais de 10 mil escolas inseridas no programa, distribuídas pelas 27 unidades da Federação. E isso é só o começo. Nosso objetivo maior é chegar aos 22 milhões de estudantes do ensino fundamental e suas famílias, e aos profissionais de educação envolvidos", destacou.

Aprender Valor visa ensinar a educação financeira a alunos do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras, a partir de uma abordagem transversal recomendada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O programa é uma iniciativa do BC, em parceria com o Fundo de Defesa de Direitos Difusos, do Ministério da Justiça.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação