Estados Unidos

Inflação preocupa Biden, mas debate se tornou 'político', diz Casa Branca

A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, afirmou que a alta de preços nos Estados Unidos é um fator de preocupação para o presidente

Agência Estado
postado em 12/11/2021 17:55 / atualizado em 12/11/2021 17:55
 (crédito: JIM WATSON)
(crédito: JIM WATSON)

A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, afirmou nesta sexta-feira que a alta de preços nos Estados Unidos é um fator de preocupação para o presidente norte-americano, Joe Biden, mas criticou o que considerou ser um "debate político" sobre a inflação.

"A inflação está impactando os americanos independentemente do partido político", disse Jen Psaki durante uma entrevista coletiva.

A assessora afirmou também que o pacote de investimentos em infraestrutura aprovado pelo Congresso, que prevê cerca de US$ 1 trilhão em gastos com obras públicas, não vai gerar pressão inflacionária, mas sim aumentar a produtividade. Esse é um argumento que Biden também tem repetido em seus discursos.

Conforme dados publicados nesta semana pelo Departamento do Trabalho dos EUA, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu em outubro no maior ritmo anual em três décadas. O indicador atingiu 6,2% no acumulado em 12 meses, o que não ocorria desde 1990.

Na coletiva, Psaki ressaltou que os dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) esperam uma desaceleração da alta dos preços ao consumidor em 2022.

A porta-voz também voltou a dizer que o governo americano considera algumas opções para reduzir os preços da gasolina, uma das principais fontes de inflação no país.

Psaki reforçou que os EUA têm pressionado a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) a aumentar de forma mais rápida sua produção da commodity energética, cujo preço impacta diretamente o custo da gasolina. Com mais oferta do cartel no mercado, as cotações do barril provavelmente recuariam.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.