Dança das cadeiras

Guedes faz reestruturação no Ministério e trocará postos de Tostes e Costa

Os secretários deixarão as funções para assumir cargos exterior. O anúncio oficial será feito em breve

Fernanda Strickland
postado em 03/12/2021 20:28 / atualizado em 04/12/2021 09:18
 (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)
(crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, vai trocar o comando da Receita. O secretário-especial da Receita Federal, José Tostes, e o secretário-especial de Emprego e Competitividade (Sepec), Carlos da Costa, deixarão em breve os postos no Ministério da Economia para ocuparem cargos no exterior.

Tostes terá um cargo na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em Paris. Ele vai trabalhar na harmonização de regras tributárias do país com a do clube de países ricos do qual o Brasil fará parte. A notícia da saída de Tostes ocorre na mesma semana em que auditores fiscais fizeram “moção de desconfiança” contra ele e ameaçaram uma série de atos, incluindo paralisações.

Já o secretário Carlos da Costa será adido do Ministério da Economia em Washington e terá um papel de manter uma relação mais estreita com investidores americanos, visando atrair dinheiro para os leilões de infraestrutura que o Brasil tem programado para os próximos anos.

A saída de Costa era esperada desde o ano passado, mas ele se aproximou da família Bolsonaro e se manteve no cargo, a despeito de uma relação bastante desgastada com o ministro Paulo Guedes.

Secretaria Especial

O Ministério ainda fará uma reestruturação, criando a Secretaria Especial de Estudos Econômicos (S3E), que será comandada pelo atual titular da Secretaria de Política Econômica, Adolfo Sachsida. A nova secretária abarcará o IBGE, IPEA, além da atual secretária de Assuntos Econômicos e a área de estudos microeconômicos da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (Sepec).

O Estadão publicou que a ideia do ministro é criar um grande “think tank”(centro de produção de estudos e dados) do governo.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE