CONJUNTURA

Guedes admite "forte desaceleração" na economia brasileira em 2022

De acordo com o ministro da Economia, elevação de juros deve segurar o crescimento do PIB no próximo ano

Fernanda Strickland
Tainá Andrade
postado em 04/12/2021 06:00
 (crédito:  Gustavo Bezerra/Fotos Publicas)
(crédito: Gustavo Bezerra/Fotos Publicas)

Após um resultado desanimador do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro semestre, confirmado pelos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o ministro da Economia, Paulo Guedes admitiu que a economia brasileira está em recessão técnica, com dois trimestres de queda consecutiva, e que haverá uma "desaceleração forte" no próximo ano.

"A Faria Lima, os banqueiros estão prevendo crescimento menor. É natural, é do ângulo de visão de financistas. É claro que vai haver desaceleração forte, porque os juros estão subindo. A inflação subiu. De novo, estamos fazendo a coisa certa. O importante não é a previsão, é fazer a coisa certa", declarou o ministro, durante participação no encontro Anual da Indústria Química.

Guedes também comentou que o governo fez uma "despolitização" da moeda ao aprovar a autonomia formal do Banco Central (BC). "De um lado, temos um fator de desaceleração, que é a atuação do Banco Central combatendo a inflação, mas, de outro lado, temos um fator de sustentação do crescimento, que é a taxa de investimento", afirmou.

O ministro disse, ainda, que a taxa de investimentos em relação ao PIB atingiu 19,4% no terceiro trimestre e deve caminhar para 20% em 2022. Ele culpou a estiagem pelos resultados negativos da agricultura, que teve uma queda de 8% em relação ao trimestre anterior e de 9% com relação ao mesmo período do ano passado — o que causou um impacto de 0,5 ponto percentual no recuo do PIB.

Descontrole

Para Jason Vieira, economista-chefe da Infinity Asset, a maior preocupação do mercado financeiro é com a possibilidade de descontrole fiscal. Ele explicou que o mercado não vê com maus olhos o Auxílio Brasil, mas teme, especialmente em ano eleitoral, "abertura para um espaço de gastos perigoso para o perfil do Brasil.

Nesse sentido, a atuação de Guedes não inspira confiança."O mercado sempre via nele (Guedes) o defensor da premissa fiscal dentro do governo, que brigava por isso e, de repente, o expediente caiu", observou Vieira. "A expectativa era de que ele seria o dono da chave do cofre, mas o mercado perdeu a confiança nele."

O economista, Gabriel Lago, sócio fundador da The Hill Capital, diz que a situação econômica do país continuará desfavorável, pois o aumento na taxa de juros se refletirá em menor crescimento. "Enquanto a taxa de juros estiver subindo, ou muito alta, não se tem crescimento, só vai ter PIB se a taxa de juros cair."

Lago também acredita que as promessas do ministro da Economia, que aposta em um crescimento expressivo nos próximos anos, a partir de 2022, são vazias. "Ele (Guedes) está dando explicação para algo que não vai acontecer. Realmente o governo tem feito algumas coisas, mas o que está acontecendo agora não vai refletir no crescimento do país. Vamos ter em 2022 um ano de PIB próximo de zero", afirmou.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.