PAGAMENTOS

Campos Neto diz esperar por uma integração entre Whatsapp e Pix

Modalidade de pagamento instantâneo foi tema de debate, nesta terça-feira (14/12), em evento promovido pelo governo da Índia, com participação do presidente do Banco Central

Fernanda Fernandes
postado em 14/12/2021 17:52 / atualizado em 14/12/2021 17:54
 (crédito:  Minervino Júnior/CB/DA.PRESS)
(crédito: Minervino Júnior/CB/DA.PRESS)

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, falou nesta terça-feira (14/12) sobre as novidades que estão por vir, em breve, no Pix, como uma possível integração com o Whatsapp. O programa de pagamentos instantâneo foi objeto de discussão entre líderes de bancos centrais, no 6th annual Global Technology Summit (GTS) — evento virtual promovido pelo Carnegie Endowment for International Peace India (CI), em colaboração com o Ministério das Relações Exteriores do Governo da Índia. Na ocasião, o método foi elogiado e apontado como referência mundial.

“Rápido, seguro, barato, transparente e aberto. Esses são os cinco personagens que as pessoas procuravam e que pensamos para um sistema de pagamento instantâneo. (...) Não queremos apenas o WhatsApp, mas também o Google… todos. O BC está oferecendo que todos possam competir no mesmo nível”, disse Campos Neto aos participantes.

Durante sua fala, ele também apontou o Pix como impulsionador de novos negócios no país e afirmou que a modalidade deverá, com o tempo, substituir as demais modalidades de transferência como TED e DOC. “Escolhas como esta possibilitam novos negócios. A reação do sistema financeiro foi boa e (o Pix) não só substitui as formas tradicionais de pagamentos eletrônicos como fez a receita financeira crescer”, explicou.

De acordo com o presidente da autarquia, no início, o Pix enfrentou reação negativa por parte dos bancos, impressão que se tornou positiva devido ao aumento no número de transações e circulação de dinheiro entre as instituições. “É muito mais do que substituir as velhas formas de fazer (transações financeiras), mas acho que realmente gera um novo modelo de negócios para as pessoas”, reforçou.

Recorde

Campos Neto relembrou que o Pix celebrou seu primeiro ano de existência há duas semanas e falou sobre a adesão da população, que foi muito acima da esperada pelo Banco Central. “Quando o lançamos, esperávamos algumas milhões de chaves por três ou quatro meses, mas, quando olhamos ao redor, tínhamos 20 milhões de chaves em alguns dias”, contou.

Na última sexta-feira (10), a modalidade de pagamento bateu novo recorde de transações diárias, com 50,3 milhões de transações em um único dia. O recorde anterior, de 50 milhões, havia sido alcançado em 5 de novembro.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação