PANDEMIA

Companhias aéreas têm liberação para voar com tripulação reduzida

Assim, viagens devem ocorrer com menos passageiros. Medida foi autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil após empresas aéreas somarem mais de 630 voos cancelados

Maria Eduarda Angeli*
postado em 18/01/2022 17:31 / atualizado em 18/01/2022 17:32
 (crédito:  NELSON ALMEIDA/AFP)
(crédito: NELSON ALMEIDA/AFP)

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou as companhias aéreas Azul e Gol a operar com número reduzido de comissários de bordo. Assim, as viagens devem ocorrer com menos passageiros. A Latam também solicitou o aval da agência e aguarda decisão. Em meio a alta nos casos de influenza e de covid-19 pela variante ômicron, vários setores da economia têm sofrido com a escassez de mão de obra provocada pela necessidade de isolamento dos funcionários, em especial o setor aéreo.

Por causa de desfalques na tripulação, as linhas aéreas brasileiras passaram a cancelar uma enorme quantidade de voos, causando transtornos. A medida de redução de funcionários foi aprovada para a Gol nessa segunda-feira (17); antes disso, para a Azul, no dia 12. A ação vai obrigar as empresas a reacomodar clientes em outros voo, já que as aeronaves vão estar com capacidade reduzida para se adequar a menor tripulação — já é necessário ter ao menos um comissário para cada 50 passageiros.

A restrição de assentos depende do modelo do avião. Nos Boeings 737-800 e 737 Max 8, operados pela Gol, o número máximo de assentos passa de 186 para 150, se voarem com três comissários. O Airbus A320, da Azul, também pode levar 150 viajantes, reduzindo em 14 assentos sua capacidade original. Há, ainda, voos autorizados a ocorrerem com apenas dois comissários, como no caso dos realizados com aeronaves do modelo Embraer E195 — que nesse cenário pode acomodar 100 passageiros.

Cancelamento de voos

Embora a Gol não tenha reportado viagens suspensas em razão de atestados nas últimas semanas, Latam e Azul somam mais 630 voos cancelados. Os dados mais recentes da Anac mostram que, juntas, as três aéreas são responsáveis por mais de 98% da aviação doméstica no país.

A situação levou o Procon-SP a pedir esclarecimentos por parte das empresas, que deveriam fornecer informações acerca do número de voos prejudicados e de clientes lesados, além de manter o programa a par das compensações feitas aos passageiros.

A medida de permitir as viagens com menor tripulação pode ser um instrumento para fazer recuar os cancelamentos. A Azul, porém, já havia sido denunciada pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) por estar operando com menos comissários antes mesmo da autorização emitida pela Anac. Procurada, a companhia escolheu não se manifestar a respeito das acusações.

A Gol, por outro lado, declarou que pretende seguir programando seus voos com capacidade total e equipe completa, afirmando que a redução de comissários nos aviões só será feita em casos de “extrema necessidade” e que os clientes não serão afetados.

*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro

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