Fórum Econômico Mundial

"Forcem-nos a pagar mais impostos", pedem milionários em carta aberta

Segundo grupo que se autointitula "Milionários patriotas", pessoas físicas que estão entre os mais ricos do mundo precisam contribuir mais. "Nós na verdade vimos nossa fortuna crescer durante a pandemia", argumentam

Fernanda Strickland
postado em 19/01/2022 14:06
 (crédito: FABRICE COFFRINI)
(crédito: FABRICE COFFRINI)

É sabido que as pessoas que têm mais dinheiro pagam menos impostos, enquanto os mais pobres pagam cada vez mais. Porém, até esta terça-feira (19/1), não havia reclamações formais da própria classe. Em encontro virtual promovido pelo Fórum Econômico Mundial, contudo, um grupo de milionários e bilionários lançou um apelo para líderes políticos e empresariais: “Forcem-nos a pagar mais impostos".

Autointitulado “Milionários patriotas”, o grupo que realizou o apelo aponta que os ultraricos — pessoas com altíssimo valor de mercado — não são obrigados atualmente a pagar sua parte na recuperação econômica global, após a crise provocada pelo coronavírus.

O apelo foi assinado por mais de 100 das pessoas mais ricas do mundo, como uma herdeira do grupo Disney. Na carta aberta, o grupo afirma que, como milionários, sabem que o atual sistema tributário não é justo.

“A maioria de nós pode dizer que, enquanto o mundo atravessou uma carga imensa de sofrimento nos últimos dois anos, nós na verdade vimos nossa fortuna crescer durante a pandemia — poucos ou nenhum de nós pode honestamente dizer que paga nossa parte justa em impostos”, afirmam no documento.

Em 2021, mais de 130 países concordaram em estipular uma alíquota mínima global de impostos para multinacionais, dificultando assim suas estratégias para escapar dos tributos. Porém, os milionários apontam que as pessoas físicas que estão entre os mais ricos do mundo ainda contribuem pouco. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação