CONJUNTURA

Questões climáticas também impactam a inflação, afirma Campos Neto

Em participação na Conferência Anual Latino-Americana do Santander, presidente do BC disse que fatores climáticos já provocaram um pequeno crescimento das expectativas de mercado para a inflação e serão levados em consideração nas análises da autarquia

Fernanda Strickland
postado em 20/01/2022 17:31 / atualizado em 20/01/2022 17:32
 (crédito: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)
(crédito: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou nesta quinta-feira (20/1) que a inflação no Brasil é impactada pela recente alta nos preços de petróleo e por questões climáticas, com fortes chuvas em regiões do Brasil e seca em outras áreas. A afirmação foi realizada em participação na Conferência Anual Latino-Americana do Santander.

Campos Neto disse ainda que esses fatores já provocaram um pequeno crescimento das expectativas de mercado para a inflação e serão levados em consideração nas análises do Banco Central. Ele apontou que o Brasil enfrenta um momento de inflação alta associada a uma inflação importada, fator relacionado ao patamar de preços no exterior e taxa de câmbio.

“No curto e mesmo no médio prazo, o Brasil não tem mostrado capacidade de crescimento sustentável, e isso impacta as previsões para o fiscal. Com juros maiores e crescimento menor, a trajetória da dívida tende a ir para outro nível. O debate passa por qual taxa de crescimento o Brasil pode ou deveria ter, e as reformas necessárias para se obter isso", pontuou no evento.

Agenda de inovação

O presidente do BC destacou também que a instituição vai atualizar a agenda de inovação, pensando nos próximos anos e em mais funcionalidades que possam ser integradas ao Pix (sistema de pagamento instantâneo). Segundo ele, a autarquia estuda como essas inovações podem ser integradas à moeda digital em estudo pela instituição.

"A agenda de inovação é contínua, pensando nas novas gerações e no que a intermediação financeira pode ser no futuro", afirmou Campos Neto, citando inclusive o metaverso — que pretende ser uma ponte entre mundos digitais e o mundo real por meio de realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA).

"Finalmente aprovamos novo marco cambial, vamos trabalhar agora na regulação […]. Buscamos o Ministério do Meio Ambiente para anunciar novidades na agenda de sustentabilidade. Temas como taxonomia e mercado de carbono são importantes", completou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação