COrreio Talks

Alimentos e meio ambiente são tema de debate no Correio nesta quarta-feira

Embora hábitos sustentáveis sejam mais comumente associados à economia de água e energia e à reciclagem, a forma de comer também desempenha um papel significativo na saúde humana

Maria Eduarda Angeli*
postado em 09/02/2022 06:00
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

A sustentabilidade pode ser definida como um conjunto de ações que objetivam suprir as necessidades humanas prezando pela saúde do meio ambiente, criando, assim, um cenário mais favorável para as próximas gerações. A partir desse conceito, o Correio Talks vai discutir o tema "Sistemas Alimentares e Desenvolvimento Sustentável", a partir das 15h30 de hoje. O debate, que poderá ser acompanhado pelas redes sociais do Correio, se faz ainda mais importante em razão do agravamento da fome mundial durante a pandemia, como apontado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Embora hábitos sustentáveis sejam mais comumente associados à economia de água e energia e à reciclagem, a forma de comer também desempenha um papel significativo na saúde humana.

O relatório intitulado O Estado da Insegurança Alimentar e Nutrição no Mundo (Sofi), de 2021, aponta que cerca de 811 milhões de pessoas estavam subalimentadas. Iniciativa combinada da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO); o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (WFP); o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida); a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o documento adverte que a situação alimentar global vem piorando desde a década passada. Em 2020, ano de início da explosão de casos de covid-19, as crianças foram as mais afetadas.

Para que um alimento seja considerado sustentável, é importante que todas as etapas que o envolvem — desde a produção até a distribuição — busquem amenizar os impactos negativos ao meio-ambiente. Carnes e derivados de animais, por exemplo, são grandes emissores de gases de efeito estufa. Só as cabeças de gado brasileiras, que contribuem para que o país seja um dos gigantes do agronegócio, emitem 71,85% do metano em território nacional, de acordo com dados do Sistema de Estimativa de Emissões de Remoções de Gases de Efeito Estufa.

Áreas desmatadas e uso pouco otimizado de água e energia nos campos, embora estejam sendo transformadas pelas tecnologias 4.0, seguem sendo pontos a serem considerados para a alimentação sustentável.

O Correio Talks terá a participação da professora da UnB e integrante da Academia Brasileira de Ciências, Mercedes Bustamante; os deputados federais Rodrigo Agostinho (PSB-SP) e Marcelo Ramos (PSD-AM); a coordenadora do Programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Janine Giuberti; e Fábio Gomes, da Organização Panamericana da Saúde (Opas).

*Estagiária sob supervisão de Odail Figueiredo

CONTINUE LENDO SOBRE