Correio Talks

"Se pudessem escolher, as pessoas fariam uma escolha por produtos orgânicos", diz deputado

Rodrigo Agostinho (PSB-SP) participou, nesta quarta-feira (9/2), do evento organizado pelo Correio para debater a alimentação sustentável

Taísa Medeiros
postado em 09/02/2022 17:57 / atualizado em 09/02/2022 23:38
 (crédito: Marketing/CB)
(crédito: Marketing/CB)

O mercado consumidor está cada vez mais exigente. Segundo observou o deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB-SP) em sua fala no Correio Talks transmitido na tarde desta quarta-feira (9/2), o consumidor vem buscando por alternativas mais saudáveis e com produções sustentáveis, mas acaba sendo enganado muitas vezes. “Nós temos um mercado que fornece de tudo, coloca de tudo na prateleira e nem sempre consumidor sabe o que está consumindo”, alertou.

O seminário, que teve como tema “Sistemas Alimentares e Desenvolvimento Sustentável” buscou promover um debate sobre a produção, o processamento, a distribuição e o consumo de alimentos — esferas que compõem os sistemas alimentares. Agostinho ainda comentou sobre a disparidade na produção advinda da agricultura familiar versus a produção agrícola convencional.

“A agricultura familiar, em uma série de situações é quem tem conseguido inovar. A gente tem visto cada vez mais a utilização de bioinsumos para controle biológico, com produção orgânica que cresce mais que a produção não-orgânica. Mas a gente vê uma continuidade dessa política pública que continua incentivando apenas a agricultura convencional, que hoje tem subsídios de sementes, crédito agrícola facilitado, tem subsídios no preço dos agrotóxicos, facilidade de obras e infraestrutura para escoamento da produção. Diferentemente da agricultura familiar, na qual o proprietário não tem o que dar em garantia para comprar sua semente, para conseguir crédito”, evidenciou o parlamentar.

Confira a live na íntegra:

Desmonte

O deputado citou também o desmonte das instituições de fomento e assistência técnica, como a Embrapa e a Emater. “Os investimentos na área de ciência no Brasil estão caindo assustadoramente. Se a gente tem uma agricultura forte é porque o Brasil investiu em ciência e tecnologia e a gente está vendo tudo isso se perder”, alertou.

O Correio Talks contou, ainda, com participação de Janine Coutinho, coordenadora do Programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Idec Brasil; Fábio Gomes, da Organización Panamericana de la Salud (Opas/OMS); e de Mercedes Bustamante, bióloga, professora da Universidade de Brasília (UnB) e membro da Academia Brasileira de Ciências. O evento foi transmitido pelas redes sociais do Correio e segue disponível para quem desejar assistir.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE