TRABALHO

Desemprego recua na maioria dos estados na média anual para 2021

Apenas cinco estados tiveram alta na média anual do índice de desocupação. Mesmo assim, essa média anual de desemprego de 2021 ainda é a segunda mais alta desde o início da série em 2012, ficando atrás somente de 2020

Fernanda Strickland
postado em 24/02/2022 22:03 / atualizado em 24/02/2022 22:04
Apenas cinco estados tiveram alta na média anual do índice de desocupação -  (crédito: Ana Volpe/Agência Senado)
Apenas cinco estados tiveram alta na média anual do índice de desocupação - (crédito: Ana Volpe/Agência Senado)

A taxa média anual de desemprego no Brasil caiu de 13,8% em 2020 para 13,2% em 2021 e esse movimento de queda foi acompanhado pela maior parte das regiões. Além disso, 19 das 27 unidades da Federação também apresentaram recuo nessa taxa anual e três apresentaram estabilidade.

Apenas cinco estados tiveram alta na média anual do índice de desocupação. Mesmo assim, essa média anual de desemprego de 2021 ainda é a segunda mais alta desde o início da série em 2012, ficando atrás somente de 2020.

Os dados são do resultado trimestral da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada nesta quinta-feira (24/2) pelo IBGE. A exceção entre as regiões foi a Norte, que teve alta de 0,6 pontos percentuais, passando de 12,5% em 2020 para 13,1% em 2021. O Nordeste se manteve estável, mas ainda assinala a maior taxa do país, fechando 2021 em 17,1%.

Mesmo com o recuo, o ex-presidente do Brasil, Lula Inácio da Silva (PT), afirmou nas redes sociais que sua sede de justiça é por emprego, por comida, acesso à cultura e ao lazer. “O nossos jovens precisam voltar a ter esperança, oportunidades na vida e segurança. A segurança não é só polícia na rua, é o Estado cumprir com suas funções e levar luz, água, esgoto, lazer, emprego…”, publicou nas redes sociais.


 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação