Mercado Financeiro

Ibovespa abre em alta nesta quarta-feira "como esperado", diz especialista

Economista-chefe da Necton, André Perfeito, comentou que as sanções à Rússia são pesadas, mas evitam guerra aberta

Fernanda Strickland
postado em 02/03/2022 14:41 / atualizado em 02/03/2022 14:41
 (crédito: Foto: Pixabay)
(crédito: Foto: Pixabay)

O conjunto de sanções à Rússia são de fato fortes e visam atacar a comunidade de negócios daquele país e sua elite. Segundo avaliação do economista-chefe da Necton, André Perfeito, a retirada de eventos desportivos e o desligamento do sistema financeiro daquele país da Sociedade para as Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais (SWIFT) são a face mais visível.

“Porém, levando em conta que até a Suíça entrou no esforço de guerra econômica contra Moscou, fica claro que (presidente da Rússia, Vladimir) Putin está sob grande pressão”, comenta Perfeito.

”Está evidente que o Ocidente não vai querer entrar numa guerra declarada apesar da Europa e dos EUA estarem ativamente armando Kiev. Trabalho com a hipótese de apenas 20% de um conflito generalizado.”

Segundo o economista-chefe, o Ibovespa está reagindo como esperado e, de fato, a guerra — ou as tensões derivadas dela — tem efeito misto no mercado de capitais. “Se o dólar ajusta, o Ibovespa segue em alta. Vale notar que, implicitamente, o mercado não elevou as apostas na alta da Selic (taxa básica de juros) que está em 100 pontos base na próxima reunião”, ressalta.

Para Perfeito, haverá volatilidade no mercado de capitais e isso impõe cautela. Mas, de forma geral, permanece uma leitura “otimista”, apesar dos horrores deste conflito.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação