Sanções

Associação diz que Brasil só tem estoque de fertilizantes para três meses

Entidade alegou, contudo, ser cedo para avaliar os impactos das sanções impostas a fornecedores do agronegócio brasileiro

Correio Braziliense
postado em 03/03/2022 15:55
 (crédito: Wenderson Araujo/Trilux)
(crédito: Wenderson Araujo/Trilux)

Sob o risco de escassez de fertilizantes no país, em meio a sanções contra Rússia e Belarus, maiores fornecedores do insumo para o Brasil, o cenário continua incerto. A Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) informou nesta quinta-feira (3/3) que o Brasil só possui estoque de fertilizantes até o próximo mês de junho.

“O Brasil possui atualmente estoque de fertilizantes para os próximos três meses, de acordo com dados de agentes de mercado”, diz o trecho de uma nota divulgada pela associação.

A entidade alegou ser cedo para avaliar os impactos das sanções impostas a fornecedores do agronegócio brasileiro. O texto destaca ainda que, apesar de o volume atual estar acima da média dos anos anteriores, o Brasil importa cerca de 9 milhões de toneladas por ano de insumos para fertilizantes do Leste Europeu, ou seja, em torno de 25% de tudo o que é comprado no exterior.

Produtores agrícolas do Mato Grosso também publicaram uma nota nesta quinta-feira, pedindo maior agilidade no licenciamento de fertilizantes por temer uma possível escassez do recurso no país, em meio a sanções contra Rússia e Belarus.

“O Congresso Federal precisa agir rápido, é momento de deixar as ideologias de lado e se preocupar com o futuro e a alimentação das pessoas”, afirmou o presidente da Aprosoja-MT, Fernando Cadore.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação