IMPOSTO DE RENDA

Imposto de Renda: Brasileiros costumam deixar declaração para última hora

O prazo para prestar contas ao Leão começou na última segunda-feira (7/3) e vai até o dia 29 de abril; especialista alerta que contribuintes do Brasil costumam deixar as declarações para os últimos dias

Fernanda Strickland
Maria Eduarda Angeli*
postado em 08/03/2022 20:57 / atualizado em 08/03/2022 21:00
A tendência deste ano tem sido marcada por um número menor de acessos para os primeiros dias -  (crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
A tendência deste ano tem sido marcada por um número menor de acessos para os primeiros dias - (crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O prazo para prestar contas ao Leão está passando e, após um primeiro dia de instabilidade no aplicativo, a Receita continua recebendo as declarações de Imposto de Renda (DIRPF) de milhares de contribuintes. Embora sem novas atualizações de quantos entregaram o documento, a tendência deste ano tem sido marcada por um número menor de acessos para os primeiros dias.

A diretora na Pontual Contadores e Auditores Associados, Rejane Pires, afirma que é costume dos brasileiros deixar para enviar a DIRPF em cima da hora. “O contribuinte, o quanto puder protelar, ele protela. E historicamente é o que acontece dentro das declarações. São poucos os que entregam no início do prazo”.

Na experiência da especialista, a maior parte das pessoas só pensa na declaração no final de abril. A exceção é no caso daqueles que estão de olho na restituição, em especial professores e idosos, que passam na frente da fila para receber os tributos excedentes. 

Tempo apertado

Neste ano, o prazo para declaração do Imposto de Renda vai de 7 de março até 29 de abril, redução de um mês em relação a 2021, quando o último dia para prestar contas foi definido para o fim de maio. Embora a mudança tenha sido mal vista por muitos, Rejane Pires ressalta que o período para envio do documento sempre seguiu esses moldes. "É o prazo normal. Sempre foi do primeiro dia útil de março até o último dia útil de abril. É que as pessoas estão acostumadas com a extensão da pandemia (aplicado no último ano)”.

A diretora da Pontual aconselha: “Não perca o prazo. Envie e, depois que enviar, retifique, se precisar. Na legislação é muito lindo, mas a realidade é que a maior parte das pessoas só entrega quando está no final de abril, então é melhor enviar. O ruim é que não dá para mudar de simplificada para a completa nem o contrário”.

*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação