SUSTENTABILIDADE

O desafio da governança é tema de webinar promovido pelo Correio

A agenda ESG ganha cada vez mais importância no ambiente empresarial. Na próxima quarta, webinar vai discutir a revolução em andamento nos negócios e na sociedade

Maria Eduarda Angeli*
postado em 21/03/2022 06:00
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

Em um cenário de mudanças constantes, em que não apenas o lucro é valorizado, mas também as boas relações entre pessoas e o planeta, é necessário que as organizações se adaptem às demandas do mercado e da sociedade. A construção de um mundo mais inclusivo e sustentável depende da habilidade das empresas em aplicar princípios ambientais, sociais e de governança corporativa. É nesse contexto que surge a agenda ESG (Environmental, Social, Governance), com objetivo de ajudar as entidades a atingir o nível ideal de sinergia entre meio ambiente, aspecto social e governança.

Valeria Café, diretora de Vocalização e Influência do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), explica que os pilares da agenda vêm de muito tempo, somente eram referidos de outra forma. "Falávamos de responsabilidade social, responsabilidade ambiental. Há 30 anos, a gente já falava de sustentabilidade, mas com outros nomes. A governança é quando você traz essas questões para a estratégia da organização, por um sistema de líderes."

Segundo a especialista, a governança é um sistema pelo qual as empresas e organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas. É a forma como elas se relacionam com os stakeholders, que são as partes envolvidas no desenvolvimento das entidades. Isso envolve uma série de regras e uma cultura de como você explica tudo isso.

"É feito por meio de alguns princípios: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. Para grandes empresas, é fácil estruturar isso, já para empresas pequenas e médias é mais difícil, porque eles pensam que é algo que eles não precisam. Parece realmente algo que só é implantável quando você é uma empresa gigante. Mas não é verdade", afirma Café.

Para ela, a aplicação desses princípios é um diferencial, porque implicam em uma empresa mais longeva. "As pessoas vão ficar mais tempo na empresa, vão ser mais felizes, vão ser mais produtivas. Também as empresas diversas, que são mais criativas, isso é provado, e isso vai possibilitar um processo de inovação", aponta. Valéria Café também destaca que as organizações estão mudando cada vez mais e que isso se deve à pressão exercida tanto pelo mercado externo quanto pelos consumidores.

Transmissão

Na próxima quarta-feira (23/3), o Correio promoverá o webinar Agenda ESG: uma revolução nos negócios e na sociedade. O foco do evento — mediado pelo editor de Política e Economia do jornal, Carlos Alexandre de Souza — será a letra G da sigla: Governança. Como painelista, estará presente a sócia-líder de ESG Advisory da KPMG no Brasil e líder na KPMG IMPACT, Nelmara Arbex. O evento será transmitido ao vivo, a partir das 11h30, e poderá ser acompanhado no site e redes sociais do Correio (Twitter, Facebook e YouTube).

Na visão de Nelmara Arbex, a discussão é fundamental: "As questões ambientais, sociais e éticas estão presentes em todos os negócios, em todos os setores. As decisões sobre elas impactam toda a sociedade, não somente no presente, mas também no futuro. Essas decisões definem o futuro que vamos viver. Falar sobre isso e entender como inserir estes aspectos no dia a dia de nossas decisões é fundamental. Este tema tem que se tornar algo discutido e considerado por todos os líderes, de toda a sociedade".

*Estagiária sob a supervisão de Roberto Fonseca

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação