DIGITALIZAÇÃO

Aplicativo do Ministério da Economia alcança um milhão de usuários

Segundo a pasta, a expectativa é de atender os 1,3 milhão de servidores do Executivo federal. A intenção é promover a desburocratização de alguns serviços

Maria Eduarda Angeli*
postado em 21/03/2022 14:40 / atualizado em 21/03/2022 16:51
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

O aplicativo SouGov.br, do Ministério da Economia, alcançou a marca de um milhão de usuários. A plataforma foi lançada há pouco menos de um ano e é vista pelo governo como motivo de celebração. Por meio da solução, é possível acessar mais de 40 serviços que têm o objetivo de modernizar e facilitar o relacionamento dos servidores do poder Executivo federal com o Estado.

No total, o app espera atender 1,3 milhão de pessoas. De acordo com a pasta de Economia, a criação da plataforma considerou uma diminuição do processo burocrático, focando 100% nas necessidades do usuário. Entre as atividades que podem ser executadas por meio do mecanismo estão solicitação de licenças, declarações, e entregas de atestados de saúde. Há ainda a previsão de adição das opções de registro eletrônico de frequência, pedidos de férias, aposentadoria e pensão.

Segundo o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade, o SouGov.br representa a transformação digital aplicada dentro do governo. “É inovação do início ao fim, desde a forma como a administração pública realiza o trabalho de gestão de pessoas em cada órgão e entidade, até o atendimento de cada servidor. E o mais importante: através do SouGov.br, os servidores entendem como o meio digital pode melhorar a vida de todo mundo”, detalha.

Conforme alega o ministério, além de agilidade e qualidade no atendimento, a digitalização dos serviços na administração pública permite uma otimização da força de trabalho, fazendo com que o tempo antes dedicado a tratar de pormenores seja direcionado a atribuições “mais estratégicas”.

*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação