Tributos

Ministério da Economia anuncia que vai reduzir o IOF a 0% até 2028

Na tarde desta terça, o governo assinou a determinação que zera o IOF sobre o câmbio gradualmente

Fernanda Strickland
postado em 15/03/2022 19:36
 (crédito: Ed Alves/CB)
(crédito: Ed Alves/CB)

O governo editará decreto que vai zerar, até 2028, as alíquotas do Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF) incidentes sobre operações de câmbio, divulgou o Ministério da Economia nesta terça-feira (15/3).

Segundo as informações da pasta, a redução será gradual e escalonada em oito anos.

O objetivo de acordo com o Ministério é alinhar o Brasil ao disposto no Código de Liberalização de Capitais da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), ao qual estamos em processo de adesão. O novo decreto alterará o Decreto nº 6.306, de 14 de dezembro de 2007.

Assinatura das medidas provisórias sobre o novo marco de securitização, o aprimoramento das garantias rurais e a redução do IOF sobre operações de câmbio.

Segundo o secretário executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys, essa medida vai auxiliar no processo de entrada na OCDE . "Com a medida do IOF câmbio, a gente consolida a entrada para o código de liberdade de capitais, permite que os fluxos de investimento no país possam vir com menores barreiras, barateia as possibilidades de investimento, possibilita entrada de mais recursos e permite que as pessoa consumam e buscam as coisas no exterior também com maior liberdade", afirmou.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação