PRIVATIZAÇÃO

Cade prorroga calendário para venda de refinarias pela Petrobras

Desinvestimento de ativos integra rol de obrigações assumidas pela estatal em acordo firmado com a autarquia para estimular concorrência no mercado de refino

Correio Braziliense
postado em 23/03/2022 17:38
 (crédito:  Ed Alves/CB)
(crédito: Ed Alves/CB)

O Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) estendeu os prazos para que a Petrobras venda refinarias que integram o rol de obrigações assumidas pela estatal no Termo de Compromisso de Cessação (TCC), firmado com a autarquia para estimular a concorrência no mercado de refino de petróleo. A decisão foi tomada na sessão do Cade desta quarta-feira (23/3).  

A revisão do cronograma foi pedido pela própria estatal, que solicitou ao Cade a readequação dos prazos de vendas, tendo em vista as conjunturas econômicas internas e externas que impactam o setor, bem como o desenvolvimento das negociações referentes aos próprios ativos.

Após analisar o status do procedimento de cada refinaria, o contexto econômico e as perspectivas do mercado com relação à abertura do setor, o Tribunal do Cade avaliou que o pleito da Petrobras está devidamente justificado e se mostra adequado para atingir os objetivos do TCC no longo prazo. Desse modo, autorizou a extensão dos prazos de assinatura dos acordos de venda entre a estatal e os eventuais compradores das refinarias.

O novo cronograma é de acesso restrito às partes.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação