Economia

Economia registra mais de 300 mil acessos em prova de vida digital

Servidores aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis do Executivo Federal se beneficiam da tecnologia para realizar a prova de vida sem sair de casa

Fernanda Strickland
postado em 30/03/2022 23:13 / atualizado em 30/03/2022 23:15
Segundo o Ministério da Economia, as novas tecnologias vêm atraindo cada vez mais os beneficiários -  (crédito: Ed Alves/CB)
Segundo o Ministério da Economia, as novas tecnologias vêm atraindo cada vez mais os beneficiários - (crédito: Ed Alves/CB)

Todos os anos, cerca de 720 mil aposentados, pensionistas e anistiados políticos do Executivo federal civil precisam provar que estão vivos para continuar recebendo o pagamento. Desde maio de 2021, esses beneficiários não precisam mais se deslocar até uma agência bancária para realizar a comprovação de vida no mês do aniversário. Eles podem se beneficiar dos canais digitais disponibilizados, os quais já somam mais de 300 mil Provas de Vidas realizadas remotamente.

Segundo o Ministério da Economia, as novas tecnologias vêm atraindo cada vez mais os beneficiários que buscam agilidade, comodidade e segurança, já que permitem que a Prova de Vida seja realizada sem sair de casa e a qualquer hora, inclusive para quem está fora do país.

Uma dessas tecnologias é a Prova de Vida Digital, realizada pelo celular, por meio da validação facial no aplicativo gov.br e com acompanhamento e acesso ao comprovante pela plataforma sougov.br. Para realizar a comprovação digital, o beneficiário precisa ter a biometria (identificação digital) cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou na Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

No celular, é necessário instalar o aplicativo gov.br, por meio do qual é realizada a validação facial, e o aplicativo sougov.br, para acompanhamento da situação e obtenção do comprovante da Prova de Vida.

A outra ferramenta que vem facilitando a vida do público que realiza a Prova de Vida da Administração Pública Federal é o Analytics, que começou a ser utilizada a partir de julho de 2021.

A tecnologia foi desenvolvida pelo Banco do Brasil e confirma a Prova de Vida de forma automatizada e proativa, mediante a análise de alguns tipos de interações realizadas pelos beneficiários que são correntistas deste banco. Uma vez identificada a comprovação, os beneficiários são informados, via mensagem de SMS, aplicativo de celular, internet ou terminais de autoatendimento do banco, que sua Prova de Vida foi realizada e que estará vigente até o próximo período.

Prova de Vida no mês do aniversário

Entre março de 2020 e setembro de 2021, a obrigatoriedade da prova de vida esteve suspensa, devido à pandemia. De acordo com o Ministério da Economia, os beneficiários do Executivo Federal tiveram até dia 31 de dezembro de 2021, para regularizar a situação.

A partir de 1º de janeiro deste ano, a prova de vida para servidores públicos federais aposentados, pensionistas e anistiados voltou a seguir o calendário normal: deve ser realizada no mês do aniversário, conforme estabelecido na Portaria nº 244 e na Instrução Normativa nº 45, ambas de 15 de junho de 2020.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação