DÍVIDAS

Governo cria market place para leiloar bens de devedores da União

Plataforma deve começar a funcionar no mês de maio. Atualmente, há mais de 8 mil bens imóveis no acervo do Estado

Maria Eduarda Angeli*
postado em 07/04/2022 14:56 / atualizado em 07/04/2022 14:57
 (crédito: Carlos Moura/CB/D.A Press)
(crédito: Carlos Moura/CB/D.A Press)

O governo federal está trabalhando na criação de um market place para a venda de bens de devedores da União: o Comprei. Sob gestão da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), a ferramenta deve começar a funcionar após publicação de uma Portaria, prevista para o dia 2 de maio.

A intenção é promover leilões menos burocráticos e movimentar os bens que estão no acervo do Estado — atualmente são 8,4 mil casas, terrenos e apartamentos. Ao menos 223 desses imóveis têm valor estimado em mais de R$ 30 milhões. Além disso, há expectativa de aumentar a arrecadação e melhorar o combate à sonegação.

A plataforma vai primeiramente tentar uma negociação com o endividado. Se o diálogo não tiver resultado, segue para a venda. Para as próximas etapas, a União pretende também incorporar veículos terrestres e aéreos e obras de arte no sistema.

*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação