Eleições

Encontro entre Lula e Alckmin gera expectativa para anúncio da chapa

Ex-governador esteve com petista em São Paulo nessa quarta-feira (6/4) para conversar sobre fake news e estratégias da campanha presidencial. Anúncio oficial deve ocorrer nesta sexta-feira (8)

Deborah Hana Cardoso
postado em 07/04/2022 12:51 / atualizado em 07/04/2022 12:51
 (crédito: Redes Sociais/Reprodução)
(crédito: Redes Sociais/Reprodução)

O encontro entre Lula e Geraldo Alckmin em São Paulo aumentou as expectativas para o anúncio oficial da chapa, que deve ocorrer nesta sexta-feira (8/4). Eles estiveram juntos na casa dos advogados Cristiano Zanin Martins e Valeska Martins, da defesa de Lula, na quarta-feira (6).

Alckmin deixou o PSDB neste ano, após três décadas, e se filiou ao PSB de Carlos Siqueira, tanto por rixas internas no tucanato quanto em demonstração do movimento de embarque na chapa com o petista.

Segundo informações, na reunião, foram debatidos assuntos como o combate às fake news e estratégias jurídicas da campanha presidencial. No encontro com Alckmin também esteve presente o ex-governador de Goiás José Eliton, ex-PSDB e agora PSB.

Interlocutores ligados ao PT já vinham tratando o ex-governador como vice antes do encontro. “Já é vice”, disse um. Outro mais crítico afirmou ao Correio que havia uma precipitação na escolha do vice com o objetivo de liberar o palanque paulista para o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT). “Alckmin não teve uma votação inexpressiva na última eleição e isso não foi avaliado. Agora, com a escolha do vice, não temos o que negociar com legendas como PSD”, disse um cacique petista.

O cientista político Leandro Gabiati explicou que a imagem de Alckmin não é sobre votos, mas simbólica. “A jogada de Alckmin com Lula foi acertada. Alckmin não trará votos para Lula, mas tem um fim explicitamente simbólico para atores econômicos”, disse.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação