petrobras

Novo presidente da Petrobras diz que não alterará política de preços

O novo dirigente da empresa defendeu, ainda, uma melhor comunicação com a população para que se possa melhorar o entendimento da política de preços da petroleira

Vitor Correia
postado em 15/04/2022 06:00
 (crédito: Bruno Spada/MME)
(crédito: Bruno Spada/MME)

O novo presidente da Petrobras, José Mauro Ferreira Coelho, tomou posse, na quinta-feira (14/4), na sede da estatal, no Rio de Janeiro e indicou que possivelmente não alterará a política de preços da empresa, que acompanha as cotações internacionais do petróleo. Isso porque, no discurso que fez, destacou que o valor de mercado é condição necessária para criação de um ambiente de negócios competitivos, atração de investimentos e novos agentes econômicos no setor, além de garantir o abastecimento do mercado interno.

Ele observou que somente com a consolidação desse cenário é que se permitirá elevar o aumento da concorrência, cujo maior beneficiário, segundo ele, é o consumidor brasileiro. "É importante ressaltar que, embora sejamos autossuficientes e exportadores de petróleo, somos importadores de vários combustíveis, como gás de cozinha, gasolina, diesel e querosene de aviação, o que impõe a agentes de mercado e governo federal grandes desafios para a garantia de abastecimento", disse.

O novo dirigente da empresa defendeu, ainda, uma melhor comunicação com a população para que se possa melhorar o entendimento da política de preços da petroleira. "Muitas vezes, não conseguimos ter comunicação que chegue de forma palatável para o povo brasileiro. Maior interação com Congresso Nacional, com Executivo Nacional", explicou.

Elogio à gestão

Ferreira Coelho foi escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) — ao qual agradeceu "pela confiança em mim depositada e indicação para ocupar o cargo" — para substituir o general Joaquim Silva e Luna, demitido devido às pressões causadas pelo reajuste de até 30% nos preços dos combustíveis em março. Ferreira Coelho elogiou a gestão da empresa, afirmando que as mudanças implementadas desde 2017 reduziram a dívida bruta de US$ 160 bilhões, em 2014, para US$ 60 bilhões, em 2021.

Ele sinalizou ao mercado, ainda, a manutenção de uma série de políticas da Petrobras, como desinvestimentos em campos maduros de petróleo, em refinarias de petróleo e no setor de gás natural, como no Gaspetro e no TBG. "Vamos ser aderentes ao plano estratégico 2022-2026, maximizando ativos de águas profundas e ultraprofundas", afirmou Ferreira Coelho, acrescentando que os investimentos em refino serão focados em locais próximos da produção. (Com Agência Estado)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação