Petrolífera

Conselho da Petrobras elege José Mauro Coelho para presidir a estatal

O Conselho de Administração da Petrobras elegeu hoje (14) José Mauro Ferreira Coelho como novo presidente da estatal. Ele tomará posse às 15h de hoje

Victor Correia
postado em 14/04/2022 14:56
 (crédito:  Valter Campanato/Agência Brasil)
(crédito: Valter Campanato/Agência Brasil)

O Conselho de Administração da Petrobras elegeu, nesta quinta-feira (14/4), José Mauro Ferreira Coelho como novo presidente da estatal. Ele tomará posse às 15h de hoje, em evento transmitido ao vivo pela internet.

Coelho foi indicado pelo governo federal para ocupar o posto deixado pelo general Joaquim Silva e Luna, que ocupou a cadeira por um ano. Ele foi aprovado para o Conselho de Administração em votação ontem (13), em Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária, formalidade necessária para poder ser votado ao cargo de presidente da estatal.

Em votação complicada na quarta-feira, que contou com erros no somatório de votos, os acionistas minoritários da Petrobras conseguiram ainda ampliar sua participação no Conselho de Administração, aumentando o total de assentos dos representantes dos fundo de investimentos de três para quatro. A votação também aprovou o nome de Márcio Weber para a presidência do Conselho.

Por isso, a participação da União - acionista majoritária da estatal - caiu de sete para seis representantes no Conselho.

Em uma conturbada votação, com erros no somatório de votos, os acionistas minoritários conseguiram ampliar sua presença no Conselho de Administração da petroleira. O total de assentos dos representantes dos fundos de investimentos passou dos atuais três para quatro. Com isso, a União viu cair de sete para seis os seus representantes no colegiado.

A definição do nome de José Mauro Ferreira Coelho para presidir a estatal alivia um pouco a pressão sobre as ações da empresa, que passou por período conturbado após a demissão de Silva e Luna. O empresário Adriano Pires e o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, foram indicados ao cargo, mas desistiram, alegando conflitos de interesse.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação