Funcionalismo

Auditores fiscais federais agropecuários decidem retomar mobilização

A categoria reivindica reestruturação da carreira, mas não obteve avanços nas negociações com o governo federal. Operação padrão começa na segunda-feira, mas vai preservar controle de doenças

Isabel Dourado*
postado em 28/04/2022 19:40 / atualizado em 28/04/2022 19:43
Protesto de auditores fiscais agropecuários em 2017: categoria retoma mobilização -  (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Protesto de auditores fiscais agropecuários em 2017: categoria retoma mobilização - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Os auditores fiscais federais agropecuários (Affas) decidiram retomar a mobilização na próxima segunda-feira (2/5), segundo informações do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa). Eles reivindicam uma reestruturação de carreira, que consiste na reposição das perdas salariais e realização de concurso público para contratação de 1.620 funcionários.

Devido ao impasse com o governo federal, o Conselho de Delegados Sindicais do Anffa decidiu retomar a operação-padrão da carreira por tempo indeterminado. Segundo o sindicato a mobilização não prejudicará o controle de doenças e pragas, de modo a não comprometer programas de erradicação e vigilância de doenças importantes para o Brasil.

A reestruturação da carreira, pleiteada pelos auditores agropecuários, compreende a reposição das perdas da inflação e defasagem salarial de mais de cinco anos. Os auditores fiscais federais agropecuários são servidores de carreira do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Eles são responsáveis por garantir a saúde animal, sanidade vegetal e a qualidade e segurança dos produtos agropecuários que chegam até o consumidor.

* Estagiária sob a supervisão de Carlos Alexandre de Souza

 

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação