CONJUNTURA

Primeiro trimestre foi positivo para micro e pequenas indústrias, diz CNI

Panorama da Pequena Indústria apontou melhora em três dos quatro índices avaliados. A maior preocupação dos empresários é com falta e custo alto de matérias-primas

Maria Eduarda Angeli*
postado em 02/05/2022 15:44 / atualizado em 02/05/2022 17:25
 (crédito: Sebrae/Divulgação)
(crédito: Sebrae/Divulgação)

O primeiro trimestre do ano teve resultados positivos para as micro e pequenas indústrias no Brasil. É o que aponta a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O Índice de Desempenho registrou a melhor média desde 2012, com 45,5 pontos, segundo o Panorama da Pequena Indústria. Também subiu o Índice de Perspectiva, com alta de 3 pontos em relação ao observado em 2021.

O Índice de Situação Financeira, porém, está 3,7 pontos mais baixo na comparação com o mesmo período do ano passado, recuando para os 41 pontos. Ainda assim, permanece acima de sua média histórica (37,8).

O maior obstáculo para o crescimento, apontado pelas micro e pequenas empresas da indústria extrativa, de transformação e da construção, foi a falta ou custo elevado de matérias-primas, o que não aconteceu nas empresas de maior porte. Em segundo lugar no ranking, vem a carga tributária.

“O desempenho da pequena indústria no trimestre foi positivo, mas esse problema [de falta e custo alto de matéria-prima] segue travando o que poderia ser um melhor resultado. A piora da situação financeira é outro reflexo desse problema de insumos”, ponderou o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.

Apesar disso, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) para as pequenas indústrias foi o que teve a maior escalada (5,1 pontos) em vista do avaliado em 2021, chegando aos 56,4 pontos em abril de 2022.

*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação