Tributos

Impostômetro baterá marca de R$ 1 trilhão na madrugada desta terça (3/5)

O painel fica instalado em São Paulo e marca o total das contribuições para o governo federal, estaduais e municipais no ano

Victor Correia
postado em 02/05/2022 18:32 / atualizado em 02/05/2022 18:33
 (crédito: ACSP/Divulgação)
(crédito: ACSP/Divulgação)

Impostômetro registrará na madrugada desta terça (3/5) a marca de R$ 1 trilhão. O painel fica instalado na sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), localizada no Centro Histórico da capital paulista. O valor, que deve ser atingido à 1h37, registra a quantia paga pelos contribuintes brasileiros aos governos federal, estaduais e municipais desde o início deste ano.

São contabilizados os impostos, taxas e contribuições — incluindo multas, juros e correção monetária. Em 2021, a marca demorou 16 dias a mais para ser batida.

Segundo o economista da ACSP Marcel Solimeo, a maior arrecadação foi causada principalmente pelo aumento da inflação. Ele lembra ainda que parte dos impostos é repassada aos consumidores nos preços dos produtos, o chamado imposto embutido.

“Quanto maior o preço, maior o imposto embutido. Alguns itens estão extremamente tributados, como o caso dos combustíveis e da energia elétrica”, afirma o economista.

Impostos no Dia das Mães

Os consumidores que saírem para comprar presente de Dia das Mães este ano vão pagar pagar pelo menos 36% de impostos do preço final do produto. O cálculo é feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). No caso de perfumes importados, por exemplo, 78,99% de seu valor são tributos. Nos nacionais, a porcentagem é um pouco menor: 69,13%. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação