Conjuntura

Produção industrial global retrai em abril e chega a nível mais baixo desde 2020

Índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) global caiu de 52,9 em março para 52,2 em abril, segundo medição realizada em conjunto por S&P Global e o banco JPMorgan Chase

Michelle Portela
postado em 03/05/2022 18:17 / atualizado em 03/05/2022 18:18
 (crédito: China OUT / AFP / STR)
(crédito: China OUT / AFP / STR)

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) global caiu de 52,9 pontos em março para 52,2 em abril, de acordo com medição realizada pela S&P Global e o banco JPMorgan Chase, o que significa que a produção industrial global perdeu força no período. O nível do mês passado é o mais baixo desde agosto de 2020. 

Entre outros fatores, pesaram sobre o indicador aumento das tensões geopolíticas, interrupções na cadeia de suprimentos e escalada de pressões inflacionárias também, diz a nota da consultoria.

“O PMI da produção industrial caiu acentuadamente em abril sugerindo notável deterioração na indústria global. No entanto, a queda do PMI de abril refletiu principalmente uma queda de 7,9 pontos na China, já que as restrições da covid-19 em vários cidades foram apertadas. Parece que os preços estão novamente em alta tanto em insumos quanto em produtos manufaturados”, destaca a economista da JPMorgan Olya Borichevska.

Os custos de insumos subiram a uma das taxas mais rápidas da história da pesquisa, e as fábricas repassaram isso aos clientes, elevando seus preços a um ritmo recorde. O índice de preços de produção subiu de 74,2 para 77,3, seu maior nível desde que a S&P Global começou a coletar os dados no fim de 2002.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação