IRPF 2022

Prazo para pagamento do Imposto de Renda no débito termina nesta terça (10)

A opção é válida para aqueles que já entregaram a declaração e têm imposto a pagar

Fernanda Strickland
postado em 10/05/2022 14:42 / atualizado em 10/05/2022 14:43
 (crédito:  Marcelo Camargo/Agência Brasil)
(crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Esta terça-feira (10/5) é o último dia para quem optar por efetuar o pagamento do Imposto de Renda 2022 via débito automático. A opção é válida para aqueles que já entregaram a declaração e têm imposto a pagar.

A Receita informou que, até as 11h de segunda-feira (9/5), foram entregues 20.079.294 de declarações. A expectativa é de que 34,1 milhões declarações sejam enviadas até 31 de maio, data final do prazo.

Data de vencimento das cotas de pagamento de imposto

Parcelas

31 de maio 1ª parcela
30 de junho 2ª parcela
29 de julho 3ª parcela
31 de agosto 4ª parcela
30 de setembro 5ª parcela
31 de outubro 6ª parcela
30 de novembro 7ª parcela
29 de dezembro 8ª parcela

Como fazer o pagamento de imposto?

De acordo com a Receita Federal, o pagamento de imposto pode ser feito de duas formas:

  • Por Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), com emissão feita pelo próprio programa, e-CAC ou apps para celular e tablets usados para enviar a declaração;
  • Por débito automático, informando banco, agência e conta bancária.

Nesta terça-feiras, termina justamente o valor da primeira quota via débito automático para pagar.

A Receita explica no site que, para que a primeira quota (ou única) seja paga por débito automático, a declaração deve ser enviada até o dia 10 de maio (Ou seja, hoje). Se a declaração for enviada após esta data, o débito automático será realizado a partir da 2ª (segunda) quota e, portanto, a primeira deve ser paga por DARF. "É muito importante garantir que na data de vencimento de cada quota existam recursos disponíveis na conta”, explica a Receita.

O contribuinte — depois de pagar a primeira cota via Darf —, pode optar pelo débito das demais quotas (2ª, 3ª, 4ª…), afirma a Receita Federal. Neste ano, todos os Darfs emitidos pelo Imposto de Renda possuem um QRCode que permite o pagamento via Pix.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação