Energia

Estudo mostra sugestões para reduzir conta de luz em até 13,5%

Pesquisa do Instituto Escolhas, em parceria com pesquisadores do Grupo de Energia e Regulação (GENER-UFF), reforça movimento para que encargos sejam transferidos da conta de luz para o Tesouro

Fernanda Strickland
postado em 17/05/2022 14:34 / atualizado em 17/05/2022 14:35
 (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
(crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A população brasileira enfrenta atualmente constantes aumentos na conta de luz — resultado da crise hídrica de 2021, das escolhas feitas pelo governo para o setor energético nas últimas décadas e dos impactos econômicos da pandemia da covid-19. O Instituto Escolhas, em parceria com pesquisadores do Grupo de Energia e Regulação (GENER-UFF), fizeram um estudo com propostas para reduzir em até 13,5% o preço da tarifa média de eletricidade.

Confira os passos:

1° - Redução imediata dos encargos, transferindo para o Tesouro da União os subsídios que não dizem respeito diretamente à operação do setor elétrico. A racionalização dos encargos provocaria uma redução de 8,5% no gasto médio com eletricidade.

2° - Liberalização da comercialização de energia para reduzir em 4% o gasto médio das famílias com eletricidade, permitindo que consumidores residenciais escolham seus fornecedores e fomentando novos modelos de negócio, especialmente no âmbito das fontes renováveis de energia.

3° -  Criação do Programa de Transição Energética Justa para reduzir em 1% o gasto médio com eletricidade

Segundo o estudo, para isso acontecer, recursos oriundos dos subsídios evitados da Tarifa Social de Energia Elétrica seriam redirecionados para o financiamento de projetos de geração distribuída.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação