FUNCIONALISMO

Servidores da CGU aprovam greve por tempo indeterminado a partir do dia 30

A decisão foi tomada em assembleia geral, realizada nesta sexta-feira (20/5), em razão da ausência de proposta oficial de reestruturação para a carreira de Finanças e Controle

Fernanda Strickland
postado em 20/05/2022 17:22
 (crédito: Assessoria Unacon)
(crédito: Assessoria Unacon)

Em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada na tarde desta sexta-feira (20/5), os servidores da Controladoria-Geral da União (CGU) aprovaram, com 88% dos votos favoráveis, greve por tempo indeterminado, com início no dia 30 de maio. Na Secretaria do Tesouro Nacional (STN), a greve por tempo indeterminado começa na próxima segunda-feira (23).

Entre os motivos listados pelas categorias estão a ausência de proposta oficial de reestruturação para a carreira de Finanças e Controle, a aproximação do fim prazo legal para recomposição remuneratória, a persistente sinalização do governo de ampliação do desalinhamento remuneratório entre carreiras do Executivo Federal e a perda de 25% do poder de compra dos salários congelados desde janeiro de 2019.

Segundo Bráulio Cerqueira, presidente do Unacon Sindical, a greve é um último recurso, mas o momento é crítico, pois o prazo legal para recomposição salarial em ano eleitoral se esgota e persiste a sinalização do governo de reajustes discriminando a carreira de Finanças e Controle. “Os servidores da Controladoria-Geral da União, bem como do Tesouro Nacional, aprovaram a intensificação da mobilização. Não abrimos mão de defender a nossa carreira e nossas instituições”, afirma.

As reivindicações, que vêm sendo apresentadas aos interlocutores do governo desde dezembro passado, são: alinhamento remuneratório com carreiras correlatas do Executivo Federal por intermédio de reestruturação da carreira, inclusão de exigência de nível superior para ambos os cargos, recomposição das perdas inflacionárias.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação