Conjuntura

Lançamentos do Casa Verde e Amarela caem 40% no primeiro trimestre

Números negativos não têm relação com a alta nas taxas de juros, mas são afetados pelo aumento dos preços e dos custos dos materiais da construção civil e pela queda do poder aquisitivo das famílias

Fernanda Strckland
postado em 23/05/2022 11:30 / atualizado em 23/05/2022 11:30
 (crédito:  Alexandre Carvalho/Gov SP)
(crédito: Alexandre Carvalho/Gov SP)

Os lançamentos de unidades do programa habitacional Casa Verde e Amarela (CVA) sofreram uma redução de 40,4% e um recuo na oferta final em 11,1%, no primeiro trimestre de 2022, em comparação com o 4º trimestre de 2021 — quando houve recorde. As informações fazem parte do estudo Indicadores Imobiliários Nacionais, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional), em parceria com a Brain Inteligência Estratégica.

O levantamento foi divulgado nesta segunda-feira (23/5), com os dados coletados e analisados de 196 cidades pesquisadas, sendo 25 capitais, de Norte a Sul do país. Algumas cidades foram avaliadas individualmente ou dentro das respectivas regiões metropolitanas.

Segundo o estudo da CBIC, os números negativos não têm relação com a alta nas taxas de juros, mas são afetados por três fatores predominantes: aumento dos preços e dos custos dos materiais da construção civil; falta de confiança para novos lançamentos dos empresários e incorporadoras; e queda do poder aquisitivo das famílias.

Para o presidente da Comissão da Indústria Imobiliária da CBIC, Celso Petrucci, “se o governo reagir rapidamente à redução das contratações do CVA dando maior viabilidade aos seus produtos, ainda teremos um resultado em 2022, próximo ao do ano passado.”

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação