combustíveis

Bolsonaro descarta compensar estados por corte no ICMS sobre combustíveis

A compensação está prevista em projeto aprovado pela Câmara, na quarta-feira, que ainda será examinado pelo Senado

Raphael Felice
postado em 27/05/2022 06:00
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que pretende vetar a obrigatoriedade de a União compensar os estados pela perda de arrecadação que teriam com a redução do ICMS sobre combustíveis. A compensação está prevista em projeto aprovado pela Câmara, na quarta-feira, que ainda será examinado pelo Senado. "Não tem cabimento. Criaram um subsídio federal para o governo pagar em cima dos combustíveis", disse o chefe do Executivo.

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 18/2021prevê um teto de 17% para o ICMS cobrado sobre combustíveis, energia elétrica, gás natural, comunicações e transporte coletivo. O objetivo é conter a alta dos preços, que disparou com a elevação do petróleo no mercado internacional e vem minando a popularidade do presidente, que está em campanha para se reeleger em outubro.

Pata facilitar a aprovação da proposta, os deputados incluíram no texto um gatilho para recompor as perdas de arrecadação dos governos estaduais a cada vez que elas ultrapassarem 5%. Os valores seriam recompostos por meio de um fundo bancado pela União. Antes de ir à sanção presencial, o projeto precisa passar pelo Senado.

"Se ( o projeto) for aprovado no Senado, vou ver qual a opinião da Economia para sancionar ou vetar. Se bem que eu vetando, não quer dizer que está resolvido o assunto. Pode ser derrubado o veto", complementou Bolsonaro. Sem o mecanismo para recuperar as perdas de arrecadação, a tendência é que ele perca força dentro do Congresso.

Ao comentar o assunto, ontem, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) afirmou que vai dar "toda a atenção" ao projeto e dar prioridade aos interesses dos consumidores. "A intenção do Congresso Nacional é buscar soluções inteligentes e efetivas para a redução do preço dos combustíveis. Vamos promover reunião de líderes na próxima semana e definir o trâmite desse projeto. Vamos dar a ele a importância devida porque parece ser um instrumento inteligente para a redução dos preços. De fato, já passou dos limites o que estamos vivendo", disse.

Pacheco também admitiu que vai ouvir a opinião de governadores e que não quer sacrificá-los, mas que é necessário trazer alguma solução para o consumidor. Os governadores alegam que a alteração irá gerar uma perda de arrecadação entre R$ 64 bilhões e R$ 83 bilhões.

"O Senado é a Casa da Federação, é a Casa dos estados. Se há uma premissa básica é a de ouvir os governos por meio de seus governadores. Alguns deles se mostraram muito interessados em debater. Vamos ouvi-los. Não queremos sacrificar nenhuma das partes disso: nem o governo federal, nem os estados, nem a Petrobras. Mas o consumidor não pode ser sacrificado. Nesse critério de prioridade, temos que dar prioridade aos consumidores", completou Pacheco.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.