ENERGIA

Eletrobras lança oferta de ações para privatização nesta sexta-feira (27)

Estatal publicou hoje o aviso da oferta pública de ações para a privatização da Eletrobras; precificação ocorrerá em 9 de junho

Michelle Portela
postado em 27/05/2022 11:13 / atualizado em 27/05/2022 12:13
Usina Nuclear Angra I, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro -  (crédito:  Jorge Cardoso/CB/D.A Press)
Usina Nuclear Angra I, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro - (crédito: Jorge Cardoso/CB/D.A Press)

A Eletrobras (ELET3, ELET6) publicou na manhã desta sexta-feira (27/5) o aviso de oferta pública de ações para a privatização da companhia. O documento enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) revela que a oferta primária (de novos papéis) será de 627.675.340 milhões de ações. A companhia pode captar R$ 34,6 bilhões com oferta de ações.  

A oferta secundária (papéis já existentes) será de 69.801.516 milhões de ações do BNDESPar, ainda de acordo com o documento. A oferta primária ainda inclui American Depositary Receipts (ADRs), emitidos nos Estados Unidos.

Os bancos coordenadores da oferta são Bank of America, BTG Pactual, Goldman Sachs, Itaú BBA, XP Investimentos, Bradesco BBI, Caixa Econômica Federal, Citi, Credit Suisse, J.P. Morgan, Morgan Stanley e Safra.

Calendário

O início do período de reserva será de 3 a 8 de junho (7 de junho para a reserva prioritária). O processo de coleta de intenções de investimento ("bookbuilding") será em 9 de junho, quando será definido o preço por ação. O início das negociações dos ADRs na Bolsa de Nova York (Nyse) será em 10 de junho e das ações na B3 em 13 de junho.

Balanço

A Eletrobras também republicou o seu balanço relativo ao primeiro trimestre. Foi preciso incluir, no parecer do auditor independente, um parágrafo que enfatiza as incertezas decorrentes da decisão de Furnas, subsidiária da Eletrobras, de assumir a dívida arbitral de R$ 1,58 bilhão da usina de Santo Antônio Energia (Saesa). 

Esse foi um dos itens debatidos no Tribunal de Contas da União (TCU) e a revisão atrasou o lançamento da oferta, que estava previsto para a noite de quinta-feira (26). 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação