Combustíveis

Brasil tem estoque de diesel para 38 dias nos postos, alerta governo

Ministério de Minas e Energia (MME) convocou representantes da ANP e da Petrobras para tratar do risco de desabastecimento

Michelle Portela
postado em 27/05/2022 12:57 / atualizado em 30/05/2022 10:43
 (crédito: AFP / Yuri CORTEZ)
(crédito: AFP / Yuri CORTEZ)

O governo federal divulgou, nesta sexta-feira (27/05), um alerta sobre o risco de desabastecimento de diesel no país. A informação foi antecipada pelo Valor Econômico. Segundo o jornal, o estoque de diesel S10, comercializado nos postos de combustíveis brasileiros, garante o suprimento do mercado nacional por menos de 20 dias caso a produção interna do derivado for interrompida hoje e a importação suspensa.

O alerta consta em relatório enviado pelos produtores e distribuidores àAgência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP).

O risco de desabastecimento levou o Ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, a se reunir, nesta sexta-feira (27/05), com membros do Comitê Setorial de Monitoramento do Suprimento Nacional de Combustíveis e Biocombustíveis. O MME confirmou a reunião, que teve a participação de representantes da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e da Petrobras.

No entanto, a pasta afastou o risco de falta de diesel. "De acordo com os dados mais recentes consolidados pelo Comitê, os estoques de óleo diesel S10 representam 38 dias de importação. Em outras palavras, se as importações desse combustível fossem cessadas hoje, os estoques, em conjunto com a produção nacional, seriam suficientes para suprir o país por 38 dias", informou o MME, em nota.

Dado o risco de desabastecimento, o ministério convocou representantes da ANP e da Petrobras para discutir ações a serem tomadas. 

 

  • Documento encaminhado ao presidente Jair Bolsonaro com alerta sobre os riscos de desabastecimento de diesel no Brasil Reprodução
  • Documento encaminhado ao presidente Jair Bolsonaro com alerta sobre os riscos de desabastecimento de diesel no Brasil Reprodução

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação