Imposto de Renda

Recorde no número de declarações do IRPF é surpreendente, diz Unafisco

Previsão para este ano era de que número subisse para 32.531.882, mas foram entregues 36 milhões de declarações. Segundo entidade, governo deveria atualizar a tabela do IR e isentar quem ganha até R$ 4.465,00 para promover justiça fiscal

Fernanda Strickland
postado em 01/06/2022 11:11 / atualizado em 01/06/2022 11:11
 (crédito:  Marcelo Camargo/Agência Brasil)
(crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Os 36 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) entregues à Receita Federal surpreenderam a Unafisco Nacional, uma vez que o crescimento médio do número de declarantes dos últimos cinco anos era de 2,84%. Segundo a entidade, a previsão para este ano era de que esse número subisse para 32.531.882.

“Esse aumento vertiginoso deve-se sobretudo à não correção da tabela, que está defasada em 134,53%”, informou a Unafisco.

“É evidente que esse crescimento exponencial dos declarantes decorre do fato de a massa de contribuintes, particularmente proveniente da classe média-quase-pobre, ter tido uma pequena melhora salarial e ter se visto obrigada a declarar, o que é uma injustiça enorme, já que os grandes contribuintes, os super ricos, não pagam imposto por conta da isenção da tributação da distribuição de lucros”, explicou a entidade.

Ainda de acordo com a Unafisco, o governo deveria atualizar a tabela do IR e isentar quem ganha até R$ 4.465,00 para promover um pouco de justiça fiscal.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação