O dólar comercial variou na faixa de R$ 5,11, nesta segunda-feira (13/6). É o sexto dia consecutivo de crescente, 2,21% a mais em relação ao dia anterior, cujo valor mais alto foi de R$ 5,13 por volta do meio-dia. Já o Índice da bolsa de valores de São Paulo (Ibovespa) apresentou queda — que já chega a 2,63%, na última atualização às 14:31 desta segunda.
O cenário ocorre às vésperas de decisões importantes para a economia do país: reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) a respeito da taxa de juros e votação no plenário do Projeto de Lei Complementar (PLP) 18/2022, que propõe limite para cobrança de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e prestação de Serviços (ICMS).
O Copom irá se reunir nesta semana para discutir possível aumento da taxa básica de juros (Selic). A Selic vem aumentando, sendo que na última reunião , 5 de maio, se decidiu subir o juros de 11,5% para 12,5%. Os aumentos sucessivos são uma alternativa a fim de controlar a inflação, que é pauta importante no mundo devido à crise de commodities. A expectativa é de novo aumento, acompanhando a tendência do banco central norte-americano de subir os juros.
Já a decisão do ICMS será votada nesta segunda no Senado. O Projeto afirma que combustíveis, da mesma forma que energia, comunicações, gás natural e transportes coletivos, são bens essenciais, o que impediria governos estaduais de cobrar acima de 17%. O assunto é alvo de debates entre o Executivo e governadores estaduais, que temem perder receita de arrecadação devido à limitação das taxas.
*Estagiário sob supervisão de Ronayre Nunes
Saiba Mais
Economia
Gleisi critica privatização da Eletrobras e chama ação de 'tática nefasta'
Economia
Empresas de consumo se desdobram para agradar a quatro gerações
Economia
Copom se reúne com expectativa de novo aumento na taxa de juros
Economia
Toque de Campainha para celebrar ações da Eletrobras será nesta terça (14)
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.