INTERNET

5G: Brasília poderá ter banda larga ainda na primeira quinzena de julho

Nova data surge após o anúncio de prorrogação de prazo pela Anatel para início da operação da banda larga 5G na chamada faixa de 3.5GHz nas capitais de julho para setembro de 2022

Michelle Portela
postado em 29/06/2022 15:42 / atualizado em 29/06/2022 18:56
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) confirmou que o 5G deverá funcionar a partir da primeira quinzena de julho, caso o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) consiga mitigar as interferências nas ondas. A informação foi confirmada pela agência reguladora nesta quarta-feira (29/6). 

A nova data surge após o anúncio de prorrogação de prazo pela Anatel para início da operação da banda larga 5G na chamada faixa de 3.5GHz nas capitais de julho para setembro de 2022. 

Banda larga para brasilienses

Na última segunda-feira (27), o conselheiro da Anatel e presidente do Gaispi, Moisés Moreira, destacou o início da operação da nova banda larga no lançamento do Truck 5G, pela Huawei. “O 5G vai começar agora, por Brasília. Temos nos empenhado muito para que em Brasília o 5G seja ligado já na primeira quinzena de julho. Existem algumas dificuldades, temos que fazer as migrações, as mitigações, as FSS, mas a Anatel está muito determinada”, afirmou.

Nesta quarta-feira, a assessoria de imprensa da Anatel confirmou a informação, mas destacou uma das dificuldades para que os brasilienses possam acessar a banda larga. 

"No dia 2/6, o Conselho Diretor da Anatel aprovou a postergação da liberação do 5G nas capitais em 60 dias e os novos prazo de liberação são no final de agosto. No entanto, o Gaispi e a EAF (Entidade Administradora da Faixa) estão envidando esforços para que Brasília seja liberada na primeira quinzena de junho. Mas para isso é necessário que a EAF consiga terminar todos os trabalhos necessários para a mitigação de interferências. Só após o Gaispi poderá autorizar Brasília", avaliou.

Interferências

Grupo que reúne Anatel, Ministério das Comunicações, operadoras móveis vencedoras do leilão do 5G e as emissoras de televisão para supervisionarem as medidas técnicas para a chegada da quinta geração no país, o Gaispi negocia com a Agência Nacional de Aviação (Anac) como controlar interferências nessas faixas. 

De acordo com informações nos bastidores do Painel Telebrasil SUMMIT 2022, na terça-feira (28), em Brasília, tanto o Gaispi quanto a Anac estão preocupadas com a interferência do 5G, e deverão publicar, até amanhã (30), uma portaria conjunta com as especificações de potências que as antenas do 5G deverão irradiar nas redondezas do Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek, antes da ativação do serviço de 5G na capital.

Problemas técnicos relativos à limpeza, como instalação de filtros em transmissores e substituição de antenas parabólicas, previstos para esta etapa ainda vinculada à Anac, foram alguns dos motivos que levaram à prorrogação do prazo por mais 60 dias para o início da geração 5G.  

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação