Telecomunicações

Anatel transfere para setembro prazo de implantação do 5G nas capitais

Agência Nacional de Telecomunicações aprovou na quinta-feira (2/6) prazo adicional de 60 dias para implantação do sinal de internet 5G em todas as capitais do país

Correio Braziliense
postado em 03/06/2022 15:05 / atualizado em 03/06/2022 15:08
 (crédito:  EVARISTO SA)
(crédito: EVARISTO SA)

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, em decisão anunciada na quinta-feira (2/5), adicional de 60 dias para implantação do sinal de internet 5G em todas as capitais do país. O leilão do 5G, realizado em novembro passado, exigia que as 10 empresas vencedores iniciassem as operações com a nova banda de internet até julho de 2022. 

De acordo com a Anatel, o início da operação da subfaixa de radiofrequências de 3.300 a 3.700 MHz estava previsto para 30 de junho. Já a ativação de uma Estação Rádio Base (ERB) para cada 100 mil habitantes das capitais deveria ter início em 31 de julho. Com a alteração, os prazos passam para 29 de agosto e 29 de setembro, respectivamente.

Pandemia

De acordo com a decisão do conselho diretor da agência, o adiamento foi motivado pelo fato de a entrega dos equipamentos necessários à instalação e funcionamento do 5G ter sido prejudicada pelas restrições provocadas pelo recrudescimento da pandemia da covid-19 na China. A nova onda e as medidas mitigadoras atrasaram a produção de semicondutores, além da demora na liberação dos produtos e de limitações no transporte aéreo. A mitigação interferências nas estações satelitais também foi levada em conta.

O item foi relatado pelo conselheiro Emmanoel Campelo, após a a matéria ser levada ao Conselho pelo coordenador do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência da faixa de 3.625-3.700 MHz (GAISPI), conselheiro Moisés Moreira, em pedido de urgência. 

Os conselheiros aprovaram a proposta do GAISPI, elaborada após reunião no último dia 11 de maio, pelo prazo adicional e não adiamento do início das atividades.

Com informações da Agência Brasil

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação