ECONOMIA

Bolsa de valores: Ibovespa tem maior queda mensal desde março de 2020

Com o resultado desta quinta-feira (30/6), o principal índice da bolsa de valores de São Paulo (B3) termina os primeiros seis meses do ano com queda de 5,99%, saindo de 104.763 pontos no primeiro pregão de 2022 para 98.541 pontos atualmente

Rafaela Gonçalves
postado em 30/06/2022 21:11
A divulgação de indicadores mais positivos do emprego não foram suficientes para segurar as quedas no pregão desta quinta-feira (30/6) -  (crédito: Pixabay/Divulgação)
A divulgação de indicadores mais positivos do emprego não foram suficientes para segurar as quedas no pregão desta quinta-feira (30/6) - (crédito: Pixabay/Divulgação)

O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo (B3) terminou o mês de junho com queda de 11,50% — a maior queda mensal desde março de 2020. O recuo superou o resultado de abril deste ano, quando o índice acumulou queda de 10,1%.

A divulgação de indicadores mais positivos do emprego não foram suficientes para segurar as quedas no pregão desta quinta-feira (30/6). Com o Ibovespa acompanhando as bolsas externas, o índice encerrou o dia com recuo de 1,08%.

Com o resultado, o índice termina os primeiros seis meses do ano com queda de 5,99%, saindo de 104.763 pontos no primeiro pregão de 2022 para 98.541 pontos atualmente.

No cenário interno, os agentes financeiros responderam ao andamento da PEC dos Combustíveis (aprovado pelo Senado). A proposta reacendeu temores fiscais por aumentar os gastos públicos às vésperas das eleições.

Além disso, o Banco Central admitiu que a inflação deve estourar o teto da meta pelo segundo ano seguido em 2022. A autoridade monetária também projetou que o Produto Interno Bruto (PIB) crescerá 1,7% em 2022, contra previsão anterior de 1% que constava no relatório de março.

Com a proximidade das eleições e incertezas acerca da economia global, os analistas não têm expectativas de arrefecimento no cenário. "Os indicadores econômicos positivos não apagaram ainda todo o sentimento negativo atrelado ao risco de uma recessão cada vez mais próxima. E isso não só no Brasil, mas também na Europa e nos Estados Unidos”, afirmou o head de renda variável da W1 Capital, Caio Tonet.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação