Assédio

Conselho da Caixa contratará consultoria externa para apurar casos

As apurações tem o intuito de resguardar a integridade de todos os denunciantes e serão acompanhadas pelo Comitê de Auditoria e reportadas ao Conselho

Cristiane Noberto
postado em 30/06/2022 22:12 / atualizado em 30/06/2022 22:13
 Entre as acusações feitas pelas funcionárias estão insinuações sexuais, toques em partes íntimas delas e até convites para entrar em quarto de hotel com o ex-presidente do banco.  -  (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Entre as acusações feitas pelas funcionárias estão insinuações sexuais, toques em partes íntimas delas e até convites para entrar em quarto de hotel com o ex-presidente do banco. - (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Em reunião ocorrida durante a tarde desta quinta-feira (30/6), o Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal (CEF) decidiu contratar uma empresa terceirizada independente para fazer uma investigação complementar à que ocorre na Corregedoria do banco contra o ex-presidente do banco Pedro Guimarães. 

“Em razão dos fatos, o Conselho, reunido nesta data em sessão extraordinária, não somente determinou o prosseguimento da apuração pela Corregedoria, como deliberou pela contratação de uma empresa independente para promover investigações complementares”, diz a nota emitida nesta quinta.

Segundo o texto, as apurações tem o intuito de resguardar a integridade de todos os denunciantes e serão acompanhadas pelo Comitê de Auditoria e reportadas ao Conselho, “de forma tempestiva, para que novas providências delas decorrentes sejam adotadas, seja no âmbito preventivo ou punitivo”.

Outro trecho da nota afirma que o Conselho irá agir em relação às denuncias “Condutas ilícitas não são toleradas, em especial as de assédio sexual ou de qualquer natureza, e, se comprovadamente praticadas por agentes da instituição, receberão o devido tratamento previsto na legislação e nas normas internas da empresa”.

O Conselho ainda informa que recebeu as denúncias no dia 28, quando o presidente do colegiado, Rogerio Rodrigues Bimbi, mandou apurar as denúncias internas. Na manhã do dia seguinte, ele informou ao restante dos membros sobre o achado.

“As interações que ocorreram nas últimas semanas entre a Corregedoria da CAIXA e o denunciante foram intermediadas pelo Canal de Denúncias, para preservar o seu anonimato. Somente no dia 28 de junho o denunciante apresentou um conjunto de informações suficiente para o prosseguimento da apuração interna no âmbito da Corregedoria, que está em andamento e foi informada nesta data ao Conselho de Administração”, diz trecho da nota.

As denúncias contra Guimarães foram reveladas na terça-feira (28/6). Entre as acusações feitas pelas funcionárias estão insinuações sexuais, toques em partes íntimas delas e até convites para entrar em quarto de hotel com ele.

Presidente interina

A nota do Conselho ainda elege a Vice-presidente de Habitação, Henriete Alexandra Sartori Bernabé, para responder pela Presidência da Caixa Econômica Federal até a posse de Daniella Marques, que foi nomeada na quarta-feira (30/6).

Segundo o texto, os trâmites internos ainda estão ocorrendo para a posse da nova chefe do banco.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação